28/04/2024

ORIENTAÇÕES

Corpo de Bombeiros alerta população sobre cuidados para evitar acidentes em balneários e rios durante o verão

12 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Durante o verão, aumenta a frequência de cidadãos em balneários, rios e lagos no Estado

Com o início do verão amazônico na região Norte, entre o final de maio e início de outubro, a população costuma procurar lugares para passar o fim de semana em família. Para fugir do calor, os balneários, igarapés e rios são os locais mais frequentados, e por conta disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO reforça que alguns cuidados precisam ser tomados, para que sejam evitados acidentes, e assim, ao invés de ser um momento de lazer, não se tornar uma tragédia fatal.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Nivaldo de Azevedo Ferreira, “todos os cuidados precisam ser tomados, seja de carro ou moto durante a travessia de pontes, para que fatalidades sejam evitadas. Além disso, é de costume surgir bancos de areia devido ao nível baixo das águas e a visita a esses locais também aumenta”, disse.

De acordo com Nivaldo Ferreira, algumas pessoas que possuem pouca prática com natação, costumam fazer o uso de bolas infláveis, o que não é aconselhável. “O ideal a se utilizar para nadar, de preferência deve ser o colete salva-vidas, por ser muito mais seguro. Em casos de primeiros socorros, se a pessoa não estiver apta e nem tenha experiência, não interfira diretamente. Ofereça algum tipo de flutuabilidade, como garrafas pet, isopor, dentre outros. Ao retirar da água, acione imediatamente o serviço de emergência”, destacou.

CASOS
De acordo com o relatório estatístico de atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO, em 2022 ocorreram 61 casos de afogamentos em igarapés, rios e balneários do Estado. Ainda, conforme o CBMRO, somente neste ano, houve 22 ocorrências de afogamentos, sendo seis em rios, e outros acidentes envolvendo afogamentos, com oito casos.

ORIENTAÇÕES

Tendo em vista o período de férias e recesso, o qual há um aumento na procura por balneários e piscinas recreativas, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia alerta quanto aos cuidados que se devem ter ao frequentar ambientes aquáticos e reforça dicas de segurança contra acidentes e orienta os banhistas.

• Procure se divertir em locais que possui projeto de segurança aprovado pelo CBMRO, de acordo com a Instrução Técnica nº 16, que aponta sobre a obrigatoriedade de disponibilizar guarda-vidas em locais de piscinas e balneários;

• Tome banho onde haja segurança de guarda-vidas;

• Não entre em rios com corredeiras e se for embarcar, utilize sempre o colete salva-vidas;

• Em rios sem corredeiras, se banhe com a água na altura dos joelhos ou use coletes salva-vidas. Além disso, em rios, a profundidade pode mudar rapidamente;

• Nunca adentre em água alcoolizado, nem salte ou mergulhe de cabeça na água.

• Se estiver em perigo, mantenha a calma, flutue e acene por Socorro e não nade contra a correnteza.

• Em caso de presenciar um afogamento, não entre na água para salvar, jogue um material flutuante para a vítima e ligue 193.

• Nunca brincar de “afogamento”, pois uma hora isso pode ser verdade.

Texto: Richard Neves
Fotos: Maicon Lemes e Nilson Santos

Ecologia, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade