RONDÔNIA RURAL SHOW

ConQueijo 2023 premia os melhores produtos nas categorias Minas Padrão, Massa Filada, Coalho, Provolone e Mussarela

26 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

ConQueijo premiou os melhores produtos que participaram em cinco categorias

Realizada no final da tarde desta sexta-feira (26), a segunda edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, evento que faz parte de uma das atrações da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, premiou os melhores produtos que participaram em cinco categorias. A proposta do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Agricultura – Seagri, é promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das Agroindústrias Familiares e dos Estabelecimentos Agroindustriais de Pequeno Porte de Leite e Derivados, possibilitando um salto em oportunidades de negócios para os produtores.

Este ano, vários produtores foram inscritos para o concurso apresentando o produto nas categorias: 1) Queijo Mussarela; 2) Queijo Provolone; 3) Queijo Coalho; 4) Queijo Minas Padrão; 5) Queijo Massa Filada – formatos de Nozinho e Cabacinha

Ao participar da solenidade de premiação do ConQueijo, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, enalteceu a participação de todos no concurso reforçando as ações desenvolvidas para fomentar a cadeia produtiva do queijo e valorizar os produtos dos produtores rurais.

“O Governo de Rondônia tem reforçados as ações que fortalecem o setor produtivo do Estado. O ConQueijo está em sua segunda edição, mas já apresenta uma notável impulsão na qualidade dos produtos e isso incentiva muito mais nossos produtores. Rondônia cresce e isso tem chamado atenção de outros estados e países que querem investir no nosso Estado”, disse o governador.

Atributos avaliados em cada categoria são: aspecto global; cor; textura; odor; aroma; consistência; e sabor

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, destacou a valorização do queijo produzido pelas agroindústrias do Estado. “É fundamental destacarmos a qualidade do nosso queijo e o concurso também apresenta aos consumidores o que há de melhor no Estado. Já estamos pensando na próxima edição e o Governo do Estado vai reforçar ainda mais as ações para o setor”, disse.

QUALIDADE
Conforme enfatizado pela avaliadora e médica veterinária, Flávia Carvalho, os atributos avaliados em cada categoria referem-se ao aspecto global; cor; textura; odor; aroma; consistência; e sabor. A premiação foi dividida da seguinte forma: 1º Lugar – prêmio ouro – R$ 138.500,00 em serviços e recursos para as cinco categorias; 2º Lugar – prêmio prata – R$ 10.346,00 divididos em serviços e produtos para as cinco categorias; 3º Lugar – prêmio bronze – R$ 3.000,00 em recursos e prêmios divididos para as cinco categorias.

O sorriso estampado no rosto do produtor Sebastião Camargo, proprietário da Agroindústria Margori, de Ouro Preto do Oeste, retrata perfeitamente a conquista do primeiro lugar na categoria Mussarela. “É o resultado de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos na nossa produção. Todos que participaram do ConQueijo estão de parabéns, pois reconhecemos o esforço de cada um do setor. A Rondônia Rural Show passou a ser uma porta para todos nós com o incentivo ao setor produtivo e já estamos pensando no ano que vem”, disse.

Também voltou para casa com mais um peso na bagagem o produtor Nevaldi Klein, da Agroindústria Lacklein, de Candeias do Jamari, que ficou com o título de campeão na categoria Provolone. “É gratificante e emocionante esse reconhecimento do grande público que já consome nossos produtos. O ConQueijo certifica a qualidade dos produtos e precisa ser destacado o apoio do Governo de Rondônia que desenvolve um trabalho para incentivar a nossa produção. Em 2024 estaremos novamente participando e divulgado nossos produtos”, argumentou.

CATEGORIA MINAS PADRÃO
1º Lugar – Indústria de Queijos Vitorino – Colorado do Oeste – Beatriz da Costa Silva e Franco
2º Lugar – Laticínio Conquista, Itapuã Do Oeste – Lúcia Ferreira De Souza

CATEGORIA MASSA FILADA (NOZINHO/TRANCINHA/CABACINHA)