08/08/2024

PRODUÇÃO DE LEITE

Concurso Leiteiro Regional reúne produtores da região do Vale do Jamari

05 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Concursos como esses atraem a atenção de visitantes e possíveis compradores, ajudando a fomentar a economia

O 19º Concurso Leiteiro Regional trouxe de volta um evento aguardado por muitos produtores da região do Vale do Jamari, pois a última edição ocorreu em 2018. Este ano, o evento foi realizado entre os dias 28 e 31 de julho, reunindo os produtores em um ambiente de confraternização e competição saudável. O concurso contou com a participação de 18 produtores, sendo 11 oriundos do município de Ariquemes e 7 de Machadinho d’Oeste. As expectativas para as disputas eram altas e os resultados mostraram a qualidade do leite produzido na região.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os concursos leiteiros são importantes pelo caráter competitivo, e pela promoção de inovações e melhores práticas na produção de leite. “Esses concursos atraem a atenção de visitantes e possíveis compradores, ajudando a fomentar a economia local e valorização dos produtos da região”, salientou.

Consultec capacita produtores para melhora da produção de leite e a genética bovina

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, a retomada deste evento sinaliza um renascimento das atividades agropecuárias no Vale do Jamari e promete estimular, ainda mais, o amor e a dedicação à produção de leite. “O ambiente de confraternização durante o concurso fortalece os laços entre os participantes, promovendo assim, um espírito comunitário essencial para o desenvolvimento do setor”, observou.

ANIMAIS PARTICIPANTES

Categoria Vaca: 13 animais (9 de Ariquemes e 4 de Machadinho).

Categoria Novilha: 9 animais (4 de Ariquemes e 5 de Machadinho).

Dentre os participantes, destacaram-se 5 produtores de Machadinho D’Oeste cadastrados no Projeto Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec) que capacita produtores para melhora da produção de leite e a genética bovina, promovendo uma agricultura mais sustentável, sendo beneficiados também pelo programa Mais Produção/Calcário, onde o governo do estado garante o transporte de calcário para centenas de produtores, anualmente, contribuindo para a melhoria do solo e, consequentemente, da produção. O evento não apenas celebrou a produção leiteira, mas também contribuiu para a comunidade. Todo o leite coletado durante o concurso será processado na agroindústria da Associação dos Produtores e Distribuidores de Leite de Ariquemes (Aprodil) e serão destinados a famílias carentes e instituições beneficentes, por meio do Banco de Alimento, reforçando o compromisso social e solidário que permeia o evento.

A premiação somou o total de R$ 100 mil, ressaltando o apoio institucional ao setor produtivo local.

O evento se torna uma vitrine para os talentos e potenciais da agropecuária regional

Resultado Final do 19º Concurso Leiteiro Regional

Categoria Vaca:

Campeã: Animal Silicone, Produtor José Felipe (Ariquemes) – Média 52,610 Kg/dia.

Vice-Campeã: Animal Mimosa, produtora Cristiane Alves Fonseca (Machadinho) – Média 51,593 Kg/dia.

3ª Colocada: Animal Cinderela, produtor Douglas Nepomuceno – Média 45,613 Kg/dia.

Categoria Novilha:

Campeã: Animal Yuka, produtor Robson O. Estevez (Machadinho) – Média 42,937 Kg/dia.

Vice-Campeã: Animal Cinema, produtor Jair Alves Nepomuceno (Machadinho) – Média 40,037 Kg/dia.

3ª Colocada: Animal Catarina, produtor Orione Vieira Oliveira (Ariquemes) – Média 38,013 Kg/dia.

A coordenadora de desenvolvimento de agricultura, pecuária e Aquicultura da Seagri (Cdap), Isis Fabiana Ximenes, reafirma que, o concurso traz a importância da produção leiteira no Vale do Jamari, e promove a união entre os produtores, incentivando a troca de experiências e o aprimoramento contínuo na qualidade dos produtos oferecidos. “Além de premiar os melhores produtores, o concurso fortalece a identidade da comunidade, incentivando a economia local e o desenvolvimento sustentável. Com ações educativas e uma rica programação, o evento se torna uma vitrine aos talentos e potenciais da agropecuária regional, reforçando assim, o papel do leite na cultura e na economia do estado”, evidenciou.

A realização do evento contou com o apoio de diversas instituições como governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Associação dos Produtores e Distribuidores de Leite de Ariquemes (Aprodil), Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Prefeitura de Ariquemes.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Isis Fabiana Ximenes e Assessoria Concurso Leiteiro

Agropecuária, Ariquemes, Concursos, Economia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Machadinho do Oeste, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor