26/06/2024

Comunidade terapêutica assina termo de cooperação técnica com Estado

01 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião com representates da Seagri e Familia Rosetta

Reunião com representantes da Seagri, Emater e Familia Rosetta

Nesta quarta-feira (26) o Governo de Rondônia através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) e Associação de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), firmaram com Associação Família Rosetta termo de cooperação técnica para desenvolvimento de programas na Comunidade Terapêutica Porto da Esperança, em Candeias do Jamari, a 28 quilômetros de Porto Velho, sentido Cuiabá, na BR-364.

A área da comunidade é de 100 hectares, o termo de cooperação técnica firmado tem por objetivo implantação de projetos agropecuários sustentáveis,de cunho socioambiental. “Iremos elaborar e reformular juntos com os participes, planos de desenvolvimento e ações a serem empreendidas na comunidade”, destacou Luiz Gomes Furtado, secretário executivo da Emater.

“Estamos aqui para produzir, queremos que isso se torne um laboratório de uma nova agricultura  para o estado de Rondônia.  Que possamos ter aqui cinquenta vacas para produzir o melhor queijo.  Teremos tratores e máquinas para o trabalho com a terra para receber as vacas.  Gostaria que tivesse um agrônomo a nossa disposição para ensinar os nossos alunos, pra que quando voltarem a sociedade tenha a oportunidade de trabalho”, expressou o padre Vincenzo Sorce, presidente da Casa Família Rosetta.

“Quando vejo as pessoas com a vontade de fazer a diferença em suas vida fico emocionado e confiante. Com esta parceria iremos implementar unidades de demonstração modelos de produção agropecuárias com as agroindústrias familiares. Assim daremos sustentabilidade a comunidade através do trabalho e produção”, enfatizou Evandro Padovani, secretário da Seagri.

Atividades  desenvolvidas

Produção de Antúrio para comercialização

A Comunidade já desenvolve diversas atividades produtivas com objetivo de rentabilidade para manutenção das instalações. A gestora ambiental, Leni da Silva,  executa um trabalho voluntario na comunidade com o projeto sustentável de flores tropicais  com abelhas nativas brasileira, plantas medicinais e mini horta. “temos aqui a produção de Antúrio, heliconia, mini hortas e diversas flores tropicais com polinização de abelhas nativas”, disse Leni.

“Temos varias flores prontas para comercialização, que poderão ser adquirida pelo telefone 69 3224 5112 falar com a Neuza ou visitado nossa comunidade”, destaca Sérgio Surace,  direto da comunidade.

Solenidade entrega do distribuidor de calcário

Os senhores ouviram a voz desses jovens que decidiram mudar a suas vidas. E estão aqui sobre os cuidados do Sérgio.  Estamos aqui criando um futuro melhor para estes jovens. Viemos da Itália ha 23 anos, onde começamos esta aventura, com técnicos de saúde. Estamos devolvendo mais 23 jovens reabilitados. É importante a parceria da nossa associação com várias entidades do governo.

“Cheguei aqui pequeno e desacreditado esse lugar me restaurou por inteiro me trouxe de volta a sociedade e a minha família.  Agradeço a vocês por se preocupar com nos aqui, pois muito discriminam a nós. Que Deus ilumine a vida de vocês”, falou emocionado Jose Rodrigues, aluno interno.

“O trabalho realizado aqui é de todos pois aqui todos somos uma família.  Primeiro aprendemos  que para ser alguém temos que ser pequeno, para depois ser grande.  Temos aqui pessoas que querem mudar a vida e seguir em frente.  Enquanto falavam imaginava este sonho realizado, com cada coisa no seu canto funcionando”, evidencia Sérgio Surace.

Entrega de distribuidor de calcário

Entrega do distribuidor de calcário

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva