CIDADANIA

Com tema “Sentinelas Avançadas”, 5ª edição do Projeto Rondon começa nesta quinta-feira, 6

05 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A 5ª edição do Projeto Rondon, que tem como tema “Sentinelas Avançadas”, remetendo ao hino oficial de Rondônia

A 5ª edição do Projeto Rondon, que tem como tema “Sentinelas Avançadas”, remete ao hino oficial de Rondônia, vai contar com a participação de 250 ‘rondonistas’, como são chamados os universitários de vários estados do país, que fazem parte do projeto e levarão às 12 cidades visitadas; oficinas de formação, nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente para a formação de agentes multiplicadores a partir dos moradores das comunidades. As atividades terão início nesta quinta-feira, (6) e vão até o dia 23 de julho, com centro regional, na cidade de Porto Velho, e a participação de 25 instituições da rede de ensino superior de todo o país.

O objetivo do projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa – MD, do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, é promover a inclusão de estudantes universitários no processo de desenvolvimento sustentável local e promoção da cidadania. As ações acontecem em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em datas diferentes, em parceria com prefeituras municipais, governos estaduais e outras organizações. Os voluntários do projeto também contribuem para a formação de lideranças locais e promoção da cidadania.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o “Projeto Rondon” é importante para o fortalecimento da integração nacional. “Esta é uma oportunidade de universitários de outros estados poderem conhecer a realidade de Rondônia, características típicas da nossa região, compartilhando conhecimento e impulsionando mudanças sociais significativas”, afirmou.

‘Rondonistas’ estarão levando oficinas de formação para população

Para o secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos de Góes, o Estado de Rondônia possui um solo fértil e muita riqueza ambiental e por isso, o “Projeto Rondon” tem uma importância na vida dos universitários. “É uma forma de aproximar a sociedade civil das Forças Armadas, promovendo a interação entre estes dois setores da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências, servindo de bagagem para a vida profissional de cada participante”, disse.

PROJETO RONDON

O projeto nasceu em 1967 e contou com 30 estudantes e dois professores, com o objetivo de conhecer de perto a realidade amazônica no então Território Federal de Rondônia, realizando levantamentos, pesquisas e assistência médica. A operação contou com o apoio das Forças Armadas. Depois de um período suspenso, o projeto foi retomado em 2005, e integrado às pautas governamentais, sob coordenação do Ministério da Defesa – MD.

ATIVIDADES

A proposta é realizar oficinas em dois conjuntos de atuação: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Além disso, professores e estudantes de Comunicação Social irão atuar na divulgação das ações.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Participam do acordo de cooperação desta edição do “Projeto Rondon”, 12 municípios rondonienses: Alta Floresta d’Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Campo Novo de Rondônia; Castanheiras; Costa Marques; Nova Brasilândia d’Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Parecis; Primavera de Rondônia; Santa Luzia d’Oeste; São Felipe d’Oeste e Seringueiras.

Texto: Richard Neves
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota

Cidadania, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade