INVESTIMENTO

Com R$ 2,8 bilhões em negócios, 9ª Rondônia Rural Show supera expectativas; Governo do Estado reforça o crescimento do agronegócio

30 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Governo do Estado destaca crescimento da Rondônia Rural Show que neste ano bateu todos os recordes

A 9° edição da Rondônia Rural Show Internacional quebrou recordes. Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (30), no Palácio Rio Madeira, o Governo de Rondônia anunciou o balanço dos seis dias de feira, que resultaram na maior movimentação econômica do evento, entre todas as edições.

O governador do Estado, Marcos Rocha, iniciou a coletiva relembrando a meta prevista para a Rondônia Rural Show, e destacou que, com os esforços de expositores e todos os envolvidos, os números triplicaram.

“Havíamos previsto no valor de arrecadação, R$ 1 bilhão em negócios. Tendo em vista que as feiras sempre foram de quatro dias, determinamos para esta edição, mais dois dias de evento. Com apenas quatro dias, os expositores relataram já terem batido as metas de vendas. Uma das empresas vendeu 72 tratores e 69 caminhonetes. Números que levam meses para serem alcançados. Enfim, fechamos a feira com R$ 2,8 bilhões”, afirmou o governador ao reforçar o crescimento do agronegócio rondoniense.

Governo de Rondônia reforçou o potencial da maior feira do agronegócio da região Norte

Muitos negócios importantes foram firmados na feira. No setor da piscicultura, o projeto “Pride”, de iniciativa de investidores de Israel, traz a implantação de uma mega fazenda de tambaqui, que funcionará como Centro de Conhecimento Sustentável para ajudar a piscicultura a se fortalecer. Um investimento de US$ 80 milhões na produção do tambaqui no Estado, aumentará a exportação do peixe. Investidores também farão um restaurante em Nova York, que oferecerá o tambaqui como um dos principais pratos culinários. De acordo com o governador, esse olhar de fora do país vai gerar, direta e indiretamente, 15 mil empregos. Outro investimento que será feito, é a criação da escola do tambaqui em Ariquemes.

“O Estado de Rondônia tem desenvolvido muito nos últimos três anos. Nosso Estado tem tudo para ser o melhor lugar do país para se viver e trabalhar. Sou muito agradecido a Deus por tudo o que Ele tem feito pelo nosso Estado, e consequentemente por todos nós”, disse o governador.

VALORIZAÇÃO DO PEQUENO AO GRANDE PRODUTOR

Mais de 600 expositores, incluindo agricultores familiares, venderam cerca de R$ 700 mil. Todas as cadeias produtivas foram assistidas nesta edição da Rondônia Rural Show. Foram mais de 230 mil visitantes das mais diversas regiões do mundo. Para o secretário de Estado da Agricultura, Janderson Rodrigues Dalazen, a feira foi um sucesso, mas a próxima será ainda maior.

“Já estamos trabalhando  firme para a edição de 2023. Tanto que já adiantamos a ampliação do local. Pela fila de espera que temos no Centro Tecnológico, dos expositores que demandam espaços de todos os 50 hectares do local, o Governo de Rondônia, alinhado com o município de Ji-Paraná, teve a autorização para ampliar o espaço. Serão 100 hectares para atender melhor nossos expositores e a população de Rondônia”, disse o secretário.

MULHERES DO AGRO

Com 18% do público feminino à frente da agropecuária em Rondônia, nada mais justo do que evidenciar o trabalho realizado pelas diversas mulheres que tornam possível o crescimento deste setor no Estado.

Este ano, a Rondônia Rural Show homenageou a força da mulher do agronegócio

A deputada federal, Mariana Carvalho, também acompanhou de perto durante todos os dias, a pauta que tornou a mulher no agro, tema da 9° Rondônia Rural Show.

“Esse tema reforça que a mulher pode estar onde ela quiser. Nesse aspecto, tivemos um grande evento. Recebemos mulheres que são destaques no setor do café e da soja. Isso realmente é motivador. Sou grata pelo Governo do Estado destacar isso por meio desse grande evento”, afirmou a deputada.

A coletiva foi encerrada com agradecimentos a todos os envolvidos na organização da feira e a todos que acompanharam, desde os produtores até a imprensa local.

“Obrigado a todos! Vamos seguir fortes e compartilhando com todos que nosso Estado é forte, que tem grande potencial e que cresce com a força de nossas mãos, para a construção de novos caminhos para esse novo norte de prosperidade”, finalizou o governador Marcos Rocha.

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes

Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia, Servidores, Sociedade, Turismo