Governo de Rondônia
19/04/2024

RRS INTERNACIONAL

Rondônia Rural Show Internacional começa nesta segunda-feira; evento traz extensa programação voltada para o agronegócio

23 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Estrutura da feira conta com mais de 500 espaços, com cerca de 600 expositores e mais de 200 mil pessoas devem visitar o local

A 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, maior feira de agronegócio da região Norte do país, será iniciada nesta segunda-feira (23) no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, com expectativa de mais de 200 mil pessoas presentes durante o período que se estenderá até o dia 28, com uma extensa programação voltada para o  agronegócio.

A RRS Internacional, realizada pelo Governo de Rondônia, já consolidou-se como o grande evento do calendário do agronegócio do Estado e, em 2022, tem confirmada a participação de outros estados do Brasil e, inclusive, participação de vários países. Neste ano, a feira terá como tema principal “Mulheres do Agro”, com o intuito de valorizar as mulheres que ajudam a desenvolver a produção agropecuária em Rondônia, demonstrando a força nesta área, que é importante para Rondônia e todo o País.

Durante a Rondônia Rural Show Internacional, poderão ser conferidas as apresentação de cerca de 600 expositores, entre comerciantes; vitrine tecnológica; pavilhão de agroindústrias; artesanato e espaço empresarial industrial, além disso, a estrutura vai contar com mais de 500 espaços, que atenderá instituições públicas e empresas privadas, prestadores de serviços, empresas comerciais, instituições de crédito e cooperativas, contando também com espaço voltado para indústrias.

Para esta edição da Rondônia Rural Show, a projeção é de movimentar até R$ 1 bilhão em negócios formalizados. Também está prevista a participação de embaixadas do Chile, Peru, Bolívia, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia e Malásia.

O Governo de Rondônia destaca a importância da RRS Internacional e o crescimento do agronegócio

O governador Marcos Rocha destacou que a expectativa é que esta edição supere todas as anteriores em volume de público e negócios. “Foi um período difícil com a pandemia, mas realizamos diversas atividades em prol do fortalecimento agrícola e demais setores, que são importantes para o desenvolvimento de Rondônia. A Rondônia Rural Show será um grande momento, onde várias pessoas daqui e de outros países vão conhecer nossas ações e trocar experiências”, reforçou.

VITRINE TECNOLÓGICA

Na vitrine tecnológica, além das lavouras tradicionais, como de soja, milho, capim, girassol, serão acrescentadas mais duas novidades, que serão a horticultura e o algodão.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Instituto Federal de Rondônia – Ifro e 19 instituições de ensino superior, vão estar apresentando técnicas e práticas para o bom desempenho da propriedade rural.

Serão realizados cursos, palestras e uma vitrine tecnológica de ponta para a agricultura familiar, com manejo de pastagens, tipos de gramíneas, culturas consorciadas e piscicultura, com apresentação do programa “Peixe Saudável” e do caminhão criogênico.

AGROINDÚSTRIAS

Nesta 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, o Pavilhão da Agroindústria e Artesanato terá 110 estandes, sendo 60 deles destinados para as agroindústrias de todo o Estado. Os produtores estão sendo selecionados pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, onde realizaram inscrição. A seleção leva em conta a certificação junto aos órgãos competentes.

Será mais uma atração para o público do agronegócio e demais presentes na feira

RONDOLEITE

Neste ano, a Rondoleite vai ocorrer dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional. Todos os atores da pecuária leiteira terão a oportunidade de participar de discussões sobre as novidades, tecnologia, melhoramento genético, exposição de animais, debates sobre as dificuldades e o comportamento do mercado.

1° CONQUEIJO

Durante a 3ª Rondoleite, ocorrerá a 1ª edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, que visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando ao produtor rural um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

TECNOLOGIA

Para viabilizar toda a estrutura tecnológica no local, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, vai estar com a melhor infraestrutura que concerne a qualidade da tecnologia no evento. Por conta da localidade, vários pontos de maior concentração e divulgação de negócios que vão ser apresentados durante a RRS Internacional, foram analisados pela equipe da Setic; os quais necessitam de acesso à internet de forma precisa.

Serão disponibilizados recursos tecnológicos, por meio de fibra ótica e a disponibilização dos telefones VoIP, que são dispositivos conectados a um sistema de telefone IP – usando a rede de área local ou a internet. Em todo o Centro Tecnológico Vandeci Rack, haverá sinal de Internet.

VIGILÂNCIA PATRIMONIAL

Para garantir a segurança na montagem dos estandes para a Rondônia Rural Show, uma empresa de vigilância patrimonial foi contratada com o objetivo de assegurar a integridade física dos servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, que acompanharam o andamento da montagem das estruturas.

O serviço de vigilância fez o controle da entrada e saída de veículos nas dependências da feira, com a identificação do motorista, registro da placa do veículo, até mesmo de pessoas autorizadas a estacionar carros particulares na área do evento, mantendo sempre os portões fechados.

INFRAESTRUTURA

Equipes da 8ª Residência do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, em Ji-Paraná trabalharam desde o início deste ano para reabrir as entradas principal e lateral do Centro Tecnológico Vandeci Rack, garantindo a manutenção e melhoria da infraestrutura de acesso e mobilidade durante a Rondônia Rural Show.

Foram feitos serviços de patrolamento e encascalhamento das vias, limpeza da camada vegetal, recolocação de bueiro, recomposição de aterro, reestruturação dos estacionamentos, além de auxiliar em serviços infraestruturais demandados pela Seagri.

LICENCIAMENTO ON-LINE

Nova ferramenta dará maior celeridade aos procedimentos internos e maior eficiência e redução de custos

Para automatizar e tornar on-line todo o processo de licenciamento ambiental, desde a solicitação até a emissão da licença, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, junto à Setic, desenvolveu o Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia – Solar, que será uma das novidades lançadas durante a Rondônia Rural Show.

Alinhado com o planejamento estratégico de Rondônia no eixo ambiental e no desenvolvimento territorial, o Solar propõe reduzir o tempo de análise de processos de licenciamento ambiental.

Além disso, a Sedam, vai realizar atividades, com informações sobre licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural – CAR; Programa de Regularização Ambiental – PRA e ainda, ações educativas.

VIDEOMONITORAMENTO

A feira internacional vai contar neste ano também com um sistema de videomonitoramento instalado com o intuito de reforçar ainda mais a segurança em toda a área do Centro Tecnológico Vandeci Rack. O incremento da tecnologia otimiza o trabalho das forças de Segurança Pública, gerando significativo ganho em termos de eficiência e eficácia. A ação será desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, em parceria com diversas secretarias estaduais e apoio da iniciativa privada.

SEGURANÇA

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, estará presente com uma unidade de resgate e um caminhão de combate a incêndio. O policiamento ostensivo da Polícia Militar – PMRO acontecerá em toda a extensão da área onde ocorre o evento, seja na externa ou interna, em todo o raio de atuação, assim como na cidade, objetivando garantir a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio.

O trabalho conjunto entre as instituições envolvidas no evento, assim como o reforço do policiamento no local, mesclando o motorizado e o a pé, fará com que a PM seja vista, garantindo a tranquilidade e a ordem pública. A atuação com os serviços de inteligência também será ferramenta importante para contribuir no desenvolvimento do planejamento da operação. O patrulhamento será feito em viaturas que possuem câmeras com capacidade de gravação.

ACESSOS

A feira vai contar com quatro acessos de entrada e saída. Os novos acessos ao Centro Tecnológico foram criados para evitar congestionamento e acidentes na rodovia. As vias serão sinalizadas e receberão o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Potencial turístico de Rondônia será mostrado ao público durante a Rondônia Rural Show

Acesso A, entrada da bovinocultura; acesso B, avenida principal com entrada pela BR; acesso C, entrada pela estrada Santa Rita, linha 94 e o acesso D, que dá passagem para a vitrine tecnológica da feira.

TURISMO

Nesta edição da RRS Internacional, a Superintendência Estadual de Turismo – Setur vai estar com a proposta de levar o máximo de atrações para que o rondoniense também saiba que o Estado tem suas potencialidades turísticas.

Palestras sobre pesca esportiva, governança e modernização, além de apresentações culturais, musicais e pintura serão realizadas. Outra atração é o Connection Turismo, que busca trazer prefeitos, secretários de turismo e interlocutores para uma troca de experiências. O debate permite a visualização do setor empresarial, ligado ao turismo do Estado.

ECONOMIA

A Secretaria de Estado de Finanças – Sefin vai estar presente na 9ª edição da Rondônia Rural Show, com um estande montado para a realização de atendimentos aos produtores rurais, com uma equipe para tirar dúvidas sobre o cadastro e emissão de nota fiscal; divulgação e auxílio no programa “Nota Legal Rondoniense”, com o cadastramento no aplicativo; realização da segunda edição do programa “Cidadania Empresarial”, que incentiva a formalização dos negócios no Estado.

EXECUTIVO ESTADUAL

Durante a realização da Rondônia Rural Show nesta semana, o Governo de Rondônia terá a sede na cidade de Ji-Paraná, região central do Estado. Todos os atos de gestão do Poder Executivo serão exarados a partir da sede do Governo Estadual, instalada na área da feira internacional, de acordo com a Lei Estadual nº 5.340, de 11 de maio de 2022.

Todos os órgãos da Administração Estadual, e de modo especial, as secretarias de Finanças – Sefin e Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, terão estrutura completa para atender todo segmento e visitantes da feira.

EDUCAÇÃO SOBRE RODAS

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) confirmou a presença de duas Escolas Móveis de Educação Profissional durante a realização da Rondônia Rural Show: as de Máquinas Agrícolas e de Frigorífico e Piscicultura.

Responsável por ampliar e fomentar a oferta de educação profissional em diversos pontos do Estado por meio de cursos técnicos e de qualificação profissional, as Escolas Móveis – Educação Sobre Rodas (quatro unidades) somaram investimento de quase R$ 9 milhões do Governo de Rondônia, no Plano Estratégico: “Um Novo Norte, Novos Caminhos”.

DOADORES

Objetivo da participação é promover conscientização acerca da doação de medula

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron também vai estar presente na 9º edição da Rondônia Rural Show, com o objetivo de captar mais doadores e realizar orientações relacionadas à doação de sangue.

A ação envolve a parceria de mais um órgão do Governo de Rondônia: a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa, que concedeu espaço para a Fhemeron montar um estande e dessa forma, o Hemocentro Regional de Ji-Paraná, juntamente aos colaboradores de Cacoal e Porto Velho, vão realizar cadastros de doadores de medula óssea e a sensibilização sobre a doação de sangue.

DEFESA SANITÁRIA

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, vai oferecer atendimentos ao público durante a feira internacional, com exposição de maquetes, banners, apresentação de vídeos institucionais, reuniões e deliberações da diretoria.

Os visitantes vão contar com a unidade de demonstrações do funcionamento de máquinas e equipamentos, cursos destinados à indústria agrícola, de mineração e construção civil.

EDUCAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Durante a Rondônia Rural Show, a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, vai estar levando robótica com novidades dos estudantes nos stands. Palestras sobre regularização fundiária urbana de interesse social, como o “Título Já” e projeto “Meu Imóvel Legal”, impactos causados no município e arrecadação tributária serão oferecidas por meio da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat.

Detran vai oferecer serviços relacionados à habilitação, veículos, fiscalização e educação de trânsito

A Fundação Nacional de Saúde – Funasa também estará presente na feira internacional, promovendo oficinas de educação em saúde sobre a coleta de resíduos (pilhas, baterias) “Papa-Pilha”, com a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Almir Zandonadi, da zona urbana de Ji-Paraná.

ALIMENTAÇÃO E ESTACIONAMENTO

Para o público em geral que estiver prestigiando o evento, haverá três praças de alimentação com food trucks, trailers e contêineres, onde serão servidas comidas rápidas. A arrecadação das taxas de estacionamento será destinada para instituições filantrópicas: Hospital de Amor e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.

TRÂNSITO

Com um estande amplo, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran de Rondônia, estará fazendo atendimentos à população durante a Rondônia Rural Show, com serviços relacionados à habilitação, veículos, fiscalização e educação de trânsito.

O Detran Rondônia também estará levando uma equipe especial para a feira, para promover ações educativas de trânsito, tanto para o público adulto, quanto para o infantil

AGRO RONDONIENSE

A 9ª edição da Rondônia Rural Show terá como um dos principais atrativos de demonstração do agro rondoniense, os “Caminhos da Produção: Leite, piscicultura, café e cacau”.

  • Piscicultura: haverá laboratórios móveis;
  • Leite: primeiro concurso para escolher o melhor queijo do Estado de Rondônia;
  • Café: exposição das amostras campeãs em qualidade e sustentabilidade do café;
  • Cacau: exposição das amostras de cacau de produtores rurais que participaram do 1° Concurso de Qualidade do Cacau de Rondônia – Concacau.

EVOLUÇÃO

A Rondônia Rural Show Internacional já movimentou nas últimas edições cerca de R$ 4 bilhões, apenas em negociações realizadas durante a feira.

  • Na 1ª edição, realizada no ano de 2012, a feira movimentou R$ 186 milhões;
  • Na 2ª edição, em 2013, foram movimentados R$ 294 milhões;
  • em 2014, foram R$ 530 milhões;
  • em 2015, foram R$ 621,6 milhões;
  • em 2016, foram R$ 485,2 milhões;
  • em 2017, foram R$ 660 milhões;
  • em 2018, foram R$ 533 milhões;
  • na 8ª edição da feira, em 2019, foram mais de R$ 700 milhões movimentados, além de receber mais de 120 mil participantes e 600 expositores.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Nilson Santos, Antônio Lucas, Daiane Mendonça, Jaqueline Damasceno
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Cerimônia, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Habitação, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Polícia, Regularização Fundiária, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo