Governo de Rondônia
28/04/2024

AGRONEGÓCIO

Ceplac divulga novas técnicas de cultivo em sistema agroflorestal na Rondônia Rural Show

10 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

31 de março de 2015 Implementação de Sistema Agroflorestal inicia produção

Implementação de Sistema Agroflorestal inicia produção

A Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai  divulgar nos quatro dias de realização da 4ª edição da Feira Rondônia Rural Show as novas técnicas de cultivo consorciado desenvolvidas em Sistema Agroflorestal (SAF) com espécies de ciclos de colheita curta e mais longa, como o cacau, banana e essências florestais. A Feira vai acontecer no período de 27 a 30 de maio, no Parque Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.

Uma das maiores vantagens do sistema é a colheita desde o primeiro ano de produção, contribuindo para que o produtor obtenha renda com o plantio de espécies anuais, entre as quais hortaliças e as frutíferas de ciclo curto enquanto espera a época da colheita de outras espécies florestais e frutíferas de ciclo mais longo.

Segundo Alberto de Oliveira Quintans, chefe de Extensão Rural da Ceplac Rondônia, o SAF é uma experiência desenvolvida numa área de 800 metros quadrados, com solo de baixa fertilidade. “Foram aplicadas tecnologias que superam tais limitações, que podem ser adotadas por micro e grande produtor”.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, lembra que o modelo é uma opção para a agricultura familiar gerar renda em um pequeno espaço de terra por vários anos. “Em menos de um ano já é possível produzir. É isso que queremos mostrar na vitrine tecnológica. É possível ter renda em um pequeno espaço tecnificado”, afirmou.

HIDROGEL

Hidrogel evita a lixiviação de nutrientes do solo

Hidrogel evita a lixiviação de nutrientes do solo

Uma das experiências citadas por Quintans foi com o uso do “hidrogel”, que previne a lixiviação de nutrientes do solo e retém a água próximo às raízes e reduz os custos com irrigação, evitando por até 60 dias o chamado estresse hídrico das plantas.

As bananeiras, utilizadas para fazer sombra provisória aos cacaueiros, servem também como fonte de renda para o produtor, a partir do primeiro ano de cultivo.

As experiências com mudas de cacaueiros enxertadas com outras cultivares apresentam várias vantagens, como a precocidade, baixo porte das plantas, tolerância à doença vassoura de bruxa, frutos e amêndoas grandes, além de alta produtividade.

As essências florestais utilizadas em áreas de cultivo consorciadas geram conforto térmico à lavoura e contribuem para a formação de um microclima de temperatura moderada. Garantem também sequestro de carbono e na fase adulta as árvores poderão ser abatidas e comercializadas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso e Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva e José Raymundo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo