Governo de Rondônia
12/01/2025

SAÚDE PÚBLICA

Centro de Hemodiálise intensifica campanha na Feira do Produtor de Ariquemes

18 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Pacientes assistidos no Centro de Diálise de Ariquemes

Pacientes assistidos no Centro de Diálise de Ariquemes

Equipe do Centro de Diálise de Ariquemes (CDA) realizou domingo (15) palestras e distribuição de impressos com orientações sobre os cuidados para manter o funcionamento saudável dos rins. A ação ocorreu na Feira dos Produtores, onde centenas de pessoas fazem as compras no final de semana, sendo uma nova etapa da campanha alusiva ao Dia Mundial do Rim, no dia 12 de março, a outra etapa acontecerá no auditório da própria unidade, com palestras para pacientes, familiares e acadêmicos de Enfermagem.

Aleteia Gomes, diretora do CDA, afirmou que a campanha alcança o objetivo proposto, pois “em dois dias de palestras mais de 200 pessoas participaram e os acadêmicos de enfermagem conheceram de perto como é o tratamento do paciente renal.

O nefrologista Carlos Jamal, médico do Centro de Diálise, explicou nas palestras que a alternativa para o tratamento dos rins, quando param de funcionar, é a hemodiálise. “O método permite remover toxinas e o excesso de água e sal do organismo. Uma espécie de membrana artificial é o principal elemento de um dispositivo designado dialisador, conhecido por rim artificial”, esclareceu. Ele disse que “só com informação e prevenção é que vamos conseguir diminuir os números de doentes renais no Brasil”.

Em Ariquemes e região 89 pessoas fazem hemodiálise, segundo Jamal. A Doença Renal Crônica (DRC) é reconhecida como um dos maiores problemas de saúde pública, pois já acomete cerca de 500 milhões de pessoas no mundo inteiro, razão pela qual a prevenção ainda é a melhor forma de combater a doença.

A acadêmica do 3º período de enfermagem Jessica Campos, 19 anos, ainda não conhecia a clínica de diálise, mas admitiu que depois de assistir às palestras percebeu a complexidade da doença.

A coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes (Faema) ,Thays Chiaratto ressaltou a importância das atividades extraclasses na formação do futuro profissional da área de saúde. “O enfermeiro é o profissional que faz o primeiro contato com o paciente; é fundamental que ele conheça os sinais e sintomas, possibilitando assim identificar futuros portadores de doença renal e encaminhá-los para o especialista”, observou.

A médica Patricia Daniela Castillani, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 10, na área de clínica geral, disse que ficou sabendo da palestra através da imprensa e decidiu participar. Segundo a médica, as pessoas ouvem falar, porém, não conhecem realmente como é o tratamento para o paciente de hemodiálise. “Estas ações são importantes, pois informam e alertam os cidadãos sobre como cuidar da saúde”, comentou.

Maria Vani Caetano, 56 anos, disse não ter o hábito de ir ao médico. Soube da palestra pela televisão, achou interessante e decidiu assistir. “O evento é um grande incentivo para a população. No meu caso, que não possuo o hábito de ir ao médico, foi esclarecedor e me ajudou a compreender um pouco mais os cuidados que devo ter com minha saúde”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo