HOMENAGEM

Casa Militar entrega medalhas de mérito a personalidades civis e militares de Rondônia

27 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Medalhas  ”Mérito Casa Militar’’  foram entregues a personalidades civis e miliares em cerimônia realizada no Palácio Rio Madeira

Personalidades civis e militares que cotidianamente em suas mais diferentes funções ajudam a construir um Estado mais forte foram homenageados pelo Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar na manhã desta sexta-feira (27). A cerimônia de outorga de medalhas ocorreu no Salão Nobre Rosilda Shockness, no Edifício Pacaás Novos do Palácio Rio Madeira, sede do Poder Executivo.

De iniciativa da Casa Militar, a solenidade marcou o reconhecimento de uma das marcas de Rondônia, a integração para o desenvolvimento, pois é por meio da união e parcerias que resultados são entregues para solucionar as mais diversas necessidades da população, desde a Assistência Social até a Segurança Pública.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes, que representou o governador de Rondônia Marcos Rocha, na cerimônia, homenageou os agraciados com as medalhas “Mérito Casa Militar’’ pelas contribuições ao Estado, e especialmente pelas parcerias com a Casa Militar, instituição responsável pela proteção das autoridades máximas do Governo e seus familiares, além de promover operações de cunho social.

Secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes, representou o governador Marcos Rocha no evento

‘‘É uma demonstração da gratidão da Casa Militar a todos os homenageados, pois estamos fazendo um reconhecimento aos parceiros das operações Aciso [Ação Cívico-Social] e também dos que nos dão apoio em campo, na nossa missão de garantir proteção ao governador para que possa realizar em paz seu papel constitucional, de realizar as ações que beneficiam a população. Agradeço também ao efetivo da Casa Militar, que é a essência da nossa instituição. Em dois anos e meio, não temos nenhuma mancha em nossas ações, ao contrário temos recebido elogios, e sem as parcerias nada disso seria possível’’.

Mais  de 30 personalidades entre civis e militares foram agraciadas durante a cerimônia. Entre eles, a primeira-dama do Estado e secretária de Assistência Social e Desenvolvimento (Seas), Luana Rocha, e a esposa do vice-governador José Jodan, Ângela Jodan; ambas demonstraram gratidão pelo reconhecimento.

Luana Rocha, como representante de todos os agraciados civis, destacou a honra que é para cada homenageado receber a medalha e ainda pontuou a importância da Casa Militar para o Governo de Rondônia.

A solenidade reforçou uma das marcas do Estado, a integração das instituições  para o desenvolvimento rondoniense

‘‘É muito importante o trabalho realizado pela Casa Militar em proteger o governador, o vice-governador e suas famílias, dentro do Palácio e até mesmo nas nossas residências, além de cuidar da instituição como um todo. E fico feliz de estar sendo contemplada com essa medalha como reconhecimento do nosso trabalho’’, disse ela que à frente da pasta de Assistência Social do Governo é parceria das operações Aciso da Casa Militar.

Coube ao comandante da ALA-6 da Base Aérea, coronel Paulo Cezar Fischer da Silva, o pronunciamento em nome dos militares homenageados. ‘‘Agradeço a honraria. Para a Base Aérea de Porto Velho é uma satisfação muito grande ter esse reconhecimento. Não só eu me sinto reconhecido como todo o nosso efetivo. São 1,2 mil militares trabalhando em prol da defesa do nosso Estado, em conjunto com Exército e Marinha. Quando cheguei aqui, em 2019, uma das coisas mais marcantes foi perceber a integração das instituições existentes no Estado. Eu percebi que essa é a grande força de Rondônia’’, considera.

MEDALHA

A medalha de “Mérito Casa Militar” foi aprovada pelo Decreto nº 16.783, de 21 de maio de 2012 e é destinada a reconhecer os relevantes trabalhos prestados por personalidades, instituições civis e militares, policiais e bombeiros militares, e policiais civis em prol da Casa Militar.

Medalha de “Mérito Casa Militar” é destinada a reconhecer os relevantes trabalhos prestados de personalidades civis e militares em prol da Casa Militar

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry