28/04/2024

ESTRATÉGIAS

Carta de Cuiabá é lançada durante Fórum dos Govenadores da Amazônia Legal

17 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O 25° Fórum reuniu chefes e secretários estaduais dos nove estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal. Durante o encontro, foram discutidos vários assuntos, entre eles; meio ambiente, desenvolvimento econômico, além do combate à pobreza nos estados da Amazônia Legal; Rondônia, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Pará.

Representando o Estado, o vice-governador, Sérgio Gonçalves falou da importância de estarem sendo discutidos temas que vão ajudar no desenvolvimento dos estados participantes. “Debater sobre saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, neste encontro, é de fundamental importância, já que os problemas e desafios que enfrentamos na Amazônia são praticamente os mesmos, e aqui podemos encontrar as soluções para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, salientou.

As Câmaras Setoriais também colocaram em pauta as estratégias contra crimes na Amazônia Legal. Os participantes do Fórum apresentaram sugestões para a Carta de Cuiabá, que será apresentada com as sugestões que os gestores dos estados mostraram no encontro.

ENCONTRO

Em agosto, a Cúpula da Amazônia estará presente no encontro em Belém (PA), com países da Pan-Amazônia e membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Brasil, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia, Guiana e Suriname.

O documento, que foi validado durante a Assembleia Geral em Cuiabá

O documento, que foi validado durante a Assembleia Geral em Cuiabá , irá levar informações da gestão dos estados e ações que estão sendo desenvolvidas, por meio de políticas públicas e que vêm dando certo, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente.

Além do vice-governador, Sérgio Gonçalves, participaram do Fórum, os secretários de Estado da Agricultura, Luiz Paulo da Silva Batista; o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos; o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha; secretário de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária, David Inácio dos Santos Filho; e o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital.

Texto: Eduardo Kopanakis
Fotos: Jadson Fernandes

Agricultura, Economia, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade