Governo de Rondônia
22/01/2025

PARCERIA

Candeias do Jamari recebe apoio do estado para superar dificuldades financeiras e desenvolver potenciais

04 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O município de Candeias do Jamari terá apoio do estado para superar os problemas de falta de recursos e de infraestrutura, que afetam quase todos os setores da administração. As secretarias estaduais da Segurança, Agricultura, Desenvolvimento Ambiental, Saúde e Educação oferecerão suporte para que as principais demandas sejam atendidas. A determinação partiu do governador Confúcio Moura.

Governador Confúcio e equipe passaram a tarde dessa segunda-feira definindo apoio para o município sair da crise

Governador Confúcio e equipe passaram a tarde dessa segunda-feira definindo apoio para o município sair da crise

O governador passou toda a tarde desta segunda-feira (3) na prefeitura de Candeias, onde participou de uma longa reunião com o prefeito Luís Ikenohushi, secretários municipais, vereadores e lideranças do setor produtivo. Também estavam presentes secretários estaduais  e assessores.

Candeias está a 25 quilômetros de Porto Velho e tem potencial para se desenvolver ainda mais na agropecuária e turismo. Mas os secretários municipais da fazenda, educação, saúde, esportes, ação social e meio ambiente foram claros: falta dinheiro, sobram dívidas e problemas para firmar convênios em decorrência dos débitos.

“Não é admissível que um município como este passe por uma situação tão crítica”, disse o governador, que colocou os secretários estaduais à disposição da prefeitura para prestar ajuda nas áreas mais fragilizadas.

Confúcio disse várias vezes que vê as melhores perspectivas para o desenvolvimento de Candeias do Jamari e pediu o envolvimento dos vereadores nos esforços para produzir transformações significativas  no município. “É possível mudar para melhor, eu acredito”, afirmou.

SEGURANÇA

O prefeito Luís ikenohushi assumiu recentemente o cargo em decorrência do assassinato do prefeito Chico Pernambuco. O crime deixou a população abalada, por isto o item segurança foi o primeiro a ser tratado na reunião. O vereador Lucivaldo Fabrício falou sobre o clima de tensão existente na região e defendeu reforço no efetivo policial.

O coronel Claiton da Silva, subcomandante da PM; e o delegado Luiz Roberto de Mattos apontaram estratégias que estão em andamento para tornar o município mais seguro. A contratação de policiais civis  é uma das possibilidades.

A escassez de recursos foi apontada pelo secretário municipal da Fazenda Hussein Dahas, que manifestou preocupação com a impossibilidade de realizar investimentos. O secretário estadual de Finanças, Wagner Garcia, e o controlador-geral do estado, Francisco Netto, orientaram Dahas a respeito de diversas providencias que podem ser tomadas, inclusive para que o município tenha acesso a novos recursos.

O item transparência, conforme o controlador, é importante para que os gestores evitem problemas com os órgãos fiscalizadores, ao mesmo tempo em que permitem ao cidadão saber como os recursos estão sendo utilizados.

Os relatos mais preocupantes foram apresentados pela secretaria municipal da Educação, professora Francicléia Cavalcante de Oliveira, e pelo secretário de Obras, Geraldo Duarte. Segundo eles, os alunos fazem longas viagens nos ônibus escolares em estradas que apresentam condições precárias de tráfego.

Para a área de Educação, o secretário estadual Valdo Alves revelou que uma equipe de sua pasta já visitou o município e analisou como é possível prestar apoio. O projeto deve ser posto em prática após a definição do formato com os gestores do município.

No setor de obras públicas, a solução apresentada foi a formalização de convênio com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) que realizará serviços. Outra forma de ajuda é a aquisição de máquinas com recursos e emendas parlamentares. Na avaliação do governador, com os poucos equipamentos disponíveis no município pouco poderá ser feito nos próximos anos.

Os secretários da Agricultura, Evandro Padovani, e do Desenvolvimento Ambiental, Wilson Sales, também apresentaram propostas para que estes setores se tornem caminhos para que Candeias do Jamari fortaleça a economia.

O setor em que os encaminhamentos estão mais adiantados é o da Saúde. Diante das queixas de sucateamento das unidades locais, o secretário estadual Wiliames Pimentel apresentou propostas para o redirecionamento dos esforços para tornar o atendimento mais produtivo. Ele também fez sugestões que ainda serão avaliadas pelo município.

Leia mais:
Estado reafirma parceria em ações que contribuam para o desenvolvimento de Candeias do Jamari


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Assistência Social, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Solidariedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo