29/06/2024

Reunião

Câmara Setorial do Café aprova anteprojeto do dia estadual do café

04 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia

A Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia reuniu-se  nesta quarta-feira (3), no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), para aprovar o anteprojeto de lei que cria o dia de início da colheita do café no Estado. “Dia 10 de abril é data que trará grandes benefícios ao produtor”,enfatizou o coordenador da Diretoria Executiva da câmara Ezequiel Braz da Silva Neto.

O Estado se consolida como o quinto maior produtor de café do Brasil e o segundo maior produtor de conillon. No levantamento de setembro 2014 da safra do café,  a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),  indica que a safra colhida em 2014 (1.486,2 mil sacas) é 9,52% superior à colhida em 2013 (1.357 mil sacas), enquanto que a produtividade cresceu 28,41%.

Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, Tais incrementos se devem a  maiores investimentos em tratos culturais e a  utilização de materiais clonais.” O Brs Ouro Preto (espécie), foi desenvolvido pela Embrapa Rondônia, vem substituindo as lavouras de baixa produtividade, em um hectare com a adoção de irrigação e adubação é possível ter a mesma produtividade de 10 hectares da cultura tradicional”, destacou Padovani.

“O dia de início da colheita vem para trazer um ponto de referência ao produtor rural, aos bancos e ao Governo. Com esse referencial poderemos em um curto período de tempo colher o café no tempo certo, conseguindo grãos de melhor qualidade e preços. Além de servir de referência as ações de incentivo de qualidade pelo Governo e de créditos para colheita pelos bancos”, explicou Tuta.

Boas práticas produtivas

No sentido de melhoria e aumento de produtividade alguns produtores estão adotando tecnologias e práticas culturais, com o emprego de cultivares melhoradas, controle fitossanitário, adubação, irrigação, condução de copa, boas práticas de colheita e pós-colheita, que têm possibilitado a obtenção de elevadas produtividades e um produto de boa qualidade, consequentemente, de forma mais lucrativa.

O Governo do Estado através da Seagri, Emater e com apoio da Câmara Setorial do Café,  vem com políticas públicas incentivando os produtores do estado a adoção das boas práticas produtivas.” Com a adoção dessas boas práticas, poderemos dobrar nossa produção e manter um crescimentos significativo constante”, salientou Roberto Santiago, Engenheiro Agrônomo da Seagri.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva