Governo de Rondônia
24/01/2025

AGRICULTURA FAMILIAR

Café Clonal conquista mais agricultores familiares de Urupá

26 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 40 produtores da agricultura familiar  receberam do governo de Rondônia por meio da secretaria de estado de Agricultura (Seagri), na manhã desta quinta-feira (25), 130 mil mudas de café clonal. O evento aconteceu no pátio da prefeitura de Urupá.

O mais novo agricultor que aderiu ao café clonal é o Vanderlei Rodrigues Barbosa, 53 anos, que tem uma plantação de café comum na propriedade de 7 alqueire, na linha-T4A, no município de Urupá. Segundo ele, ao conhecer as lavouras formada pelo café clonal e o resultado conquistado por seus amigos, que estão tirando até 180 sacas por hectares, decidiu substituir toda a sua roça de cafeicultura pela nova espécie.

“Quando eu vi aqueles pés de café carregadinho na roça do meu amigo, fiquei encantado com tamanha beleza. Muito Lindo! E a produção do clonal é o sonho de qualquer agricultor. Não tive duvida, vou substituir minha roça por esse novo café”, conta Barbosa ao receber 3 mil mudas do governo do Estado na manhã desta quinta-feira (25), no pátio da prefeitura de Urupá.

O município de Urupá tem grande potencial para a produção de café no Estado, chegando a produzir no ano de 2016 mais de 270 toneladas, segundo dados da Produção Agrícola Municipal do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resultado esse que o prefeito Célio Leng diz ser fruto do incentivo que o governador Confúcio Moura através do programas de revitalização da lavoura do café e o acompanhamento dos produtores pelos técnicos da Emater –RO.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, disse o sucesso do programa é o produtor, que acredita no potencial da agricultura,  planta, cuida e comercializa o café. “Nós estamos mostrando para o mundo que Rondônia tem café e que tem qualidade”. A  meta  é chegar a 4 milhões de saca  na safra 2019/2020.

Rondônia é destaque no cenário nacional  da cafeicultura pela revitalização que o governo fez.  “O governo distribuiu 3,754 milhões  de mudas de café clonal e esta comprando mais 4 milhões de mudas”, ressalta Padovani.

Ano passado Rondônia participou do concurso nacional e produtores de Cacoal, ficou com o 2º, 3º e 4º na categoria melhores café do Brasil.

A meta do governo de Rondônia para a safra 2019/2020 é elevar a produção para 4 milhões de sacas de café conilon. Atualmente, o estado se posiciona no segundo maior produtor de café conilon do país, com quase 2 milhões de sacas, e o quinto maior do Brasil, no geral.

Leia mais:
Viveiro de Nova Brasilandia cultiva mudas de café clonal em embalagens biodegradáveis
Produtores rurais comemoram o sucesso do café clonal em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Suely David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo