Buritis recebe recursos para impulsionar a cultura do cacau

24 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

cacau_0416

Secretário Padovani explica destinação dos recursos

A população de Buritis recebeu com festa a entrega de máquinas e de recursos para o desenvolvimento do setor cacaueiro. A solenidade aconteceu no último sábado, 21, quando se comemorou o Dia Especial do Cacau.

cacau_0339Os recursos serão utilizados na aquisição de um caminhão, que será usado na comercialização dos produtos pela central de comercialização, e para a conclusão da indústria de beneficiamento de cacau na região. O governo do estado também entregou títulos rurais e promoveu a assinatura de ordens de serviço de readequação de estradas vicinais e construção de pontes no município.

O pólo cacaueiro de Rondônia dispõe de 37,4 mil hectares de lavouras, distribuídos em 48 municípios e em 91 projetos de colonização. Conta com a participação de nove mil produtores, predominantemente pequenos produtores rurais, com produção anual de 16,4 mil toneladas de cacau seco e receita de R$ 54,33 milhões, proporcionando geração de 36 mil empregos diretos e 144 mil indiretos.

O Brasil produz em média 210 mil toneladas de cacau por ano. Ocupa a sexta posição mundial na produção do cacau e possui o quarto maior mercado consumidor de chocolates do mundo.

Chocolate ao leite

Antônio Correia de Lima, prefeito de Buritis, destacou a importância do evento para a cultura do cacau na região. “Este dia é importante para nossa cidade, todas essas ações darão um impulso na produção no nosso município, agradeço ao governo do estado por esta parceria com o município de Buritis”.

cacau_0445

O mercado internacional do cacau é lucrativo e promissor. Para o diretor da Ceplac, Helinton José Rocha, o mercado do chocolate é grande, mas tem que se investir na qualidade do cacau e a diversificação com espécies resistentes e nativas da região. “O produto para ter qualidade tem que começar no campo, e não na indústria”.

“Temos que investir no consumo de leite com chocolate e não em cerveja”, afirma. “Outra coisa que me preocupa é a fixação do jovem no campo, pois o jovem é o futuro da agricultura. Essa indústria vai auxiliar na agregação de valor em seis vezes mais o valor da amêndoa. Iremos liberar 1,2 milhão de reais para treinamento e qualificação aos profissionais que, junto com os produtores, irão revitalizar a cultura do cacau no estado”.

Fábrica de chocolate

Caio Tibério da Rocha, secretário de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reafirmou o compromisso do ministério com a agricultura do estado. “Fico feliz pelo desenvolvimento do município, temos o compromisso com aquele que quer crescer, vamos buscar uma política de desenvolvimento para a agricultura independente do tamanho da propriedade, seja de um hectare ou de mil hectares”.

cacau_0452

A deputada federal Marinha Raupp liberou emenda parlamentar para finalizar a construção da fábrica de chocolate do município. “Quero que o município faça no ano que vem a primeira festa do cacau”, destacou a deputada. Já o secretário da Seagri, Evandro Padovani, ressaltou a cooperação entre o governo do estado e o governo federal em prol da agricultura no estado.

“Pela primeira vez em muitos anos os órgãos municipais, estaduais e federal estão trabalhando juntos para construir uma agricultura de ponta no estado”, afirmou Padovani. “A revitalização dos cacaueiros de Rondônia é pauta do governo do estado que, através da Emater, tem incentivado a revitalização das lavouras de cacau em Rondônia”.

A solenidade foi realizada no pavilhão da Cabanha da Rombel, pela Seagri, Emater e Ceplac, e teve as presenças do secretário de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo do (MAPA), Caio Tibério da Rocha; diretor da Comissão Executiva da Ceplac, Helinton José Rocha; superintendente regional do Incra, Luiz Flavio Carvalho Ribeiro; secretário da Seagri, Evandro Padovani; secretário-executivo da Emater, Luiz Gomes Furtado; superintendente da Ceplac, Cacildo Viana; deputada federal Marinha Raupp; prefeito Antônio Correia de Lima e demais autoridades.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva