Governo de Rondônia
26/04/2024

CAMPO

Beneficiários do crédito fundiário recebem recursos de R$ 1 milhão para construção de casas rurais

28 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Produtores beneficiários do Programa Nacional do Credito Fundiário(PNCF), dos municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e São Felipe do Oeste, assinarão contrato para liberação de recursos na ordem de R$ 1.250.500,00.  Destinados a construção de casas rurais nas comunidades acompanhadas pela Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

O recurso é do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) destinados a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. Ele abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes e usa recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma de Associações, por uma Entidade Organizadora (temos no estado de Rondônia as entidades; Fetagro, Emater, Aprane e Aparo).

Famílias receberão crédito fundiário

Famílias receberão crédito fundiário

Serão entregues mais de 40 casas rurais as famílias das associações: Associação do produtores unidos pela agricultura familiar (AUPAF), Associação dos produtores Rurais do Assentamento Nova Esperança (APRANE), do município de São Felipe do Oeste.  Em Primavera de Rondônia a Associação dos Produtores Rurais Vida Nova. No município de Pimenta Bueno a Associação dos Produtores Rurais do Rio Ranchinho e em Rolim de moura as Associação dos Produtores Rurais Vila Verde e a Associação dos Produtores Rurais Irmãos Gomes (Aprigo).

O coordenado da UTE, Marcos Rodrigo, explica que os beneficiários do PNCF são prioritários junto as políticas do PNHR. “Por se tratar de um beneficio, as autorizações de emissão de contratos e liberação dos recursos junto a Caixa Econômica Federal é feita pela UTE.”

A secretária adjunta da Seagri, Mary Braganhol, destacou a agilidade na emissão das autorizações para contratação dos créditos de construção das casas rurais pelos beneficiários. “Vele ressaltar que essas famílias foram contempladas com a aquisição das terras no ano de 2014 e em 2015 já estão iniciando a construção de suas residências, o que contribui para elevar a qualidade de vida familiar.”

SOLENIDADE

A solenidade de Assinatura acontecerá na segunda-feira (31/8) às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), localizado na Avenida Padre Angelo, numero 992, Bairro Jardim das Oliveiras, no Município de Pimenta Bueno.  E às 15h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), localizado na Avenida São Luiz, Numero 4688, Bairro Centro, no município de Rolim de Moura.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva - Arquivo Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo