25/06/2024

CACOAL

Atendimento em áreas especializadas é oferecido para indígenas

28 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

4 - ATENDIMENTOAtendendo a uma solicitação da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena) junto ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital Regional de Cacoal (HRC) está oferecendo nesta semana atendimento médico especializado nas áreas de ortopedia, dermatologia, infectologia e pediatria à população indígena da região.

De acordo com o secretário adjunto de saúde de Rondônia, Luiz Eduardo Maiorquin, que acompanha a ação em Cacoal, a expectativa é oferecer atendimento ambulatorial para mais de 300 indígenas da região de Cacoal.

“Estamos mobilizando o Hospital Regional de Cacoal para atender toda a demanda reprimida. Os pacientes indígenas que estão aqui hoje já passaram por uma triagem com médicos da Casai, que os encaminharam para estes atendimentos especializados que estão sendo oferecidos no Hospital Regional”, explicou o secretário adjunto de saúde.

Segundo a coordenadora técnica do Programa de Saúde da Família Indígena (PSFI) Tatiane Ferreira, nestes três dias (27, 28 e 29), serão atendidos indígenas das etnias cinta-larga e surui, que estão inseridos no pólo regional que abrange os municípios de Cacoal, Ministro Andreazza, Espigão D’Oeste e Rondolândia (MT).

5 - ATENDIMENTO 1Tanto Neusa Surui, quanto Ibjaraga Noah Surui estão se consultando com o ortopedista por sentirem muitas dores no corpo. Os dois se mostraram satisfeitos com a ação voltada à população indígena e com o atendimento recebido no Hospital Regional de Cacoal.

“Eu gostei do atendimento, foi bom. O médico atendeu certinho, vou bater chapas, fazer outros exames e fazer o tratamento certinho. Além do ortopedista, também vou passar pelo médico que cuida da pele da gente (dermatologista). Esta é a segunda vez que eu venho neste hospital (HRC) e ele é muito bom”, elogiou Ibjaraga Surui, que pertence a Aldeia Lobó, localizada na linha 11, de Cacoal.

5 - INDIGENA

Já para Neusa Surui, da Aldeia Joaquim, também localizada na linha 11, o atendimento veio em boa hora. “Eu tenho muita dor nas juntas, tem um tempo que pedi o atendimento e agora vamos ter o atendimento. Então é bom para nós. Eu estou gostando, eles estão tratando bem a gente aqui”.

Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde trouxe de Porto Velho dois ortopedistas, um dermatologista e um infectologistas para realizarem o atendimento ambulatorial dos indígenas.  Além de oferecer a estrutura física, o Hospital Regional de Cacoal está disponibilizando exames como raio-x, além de disponibilizar pediatras para atender as crianças indígenas.

Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Giliane Perin