Governo de Rondônia
25/04/2024

VALE DO JAMARI

Ariquemes ganhará nova região turística após atualização de mapa de destinos

15 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Importante ferramenta de orientação para a atuação do Ministério do Turismo (MTur) no desenvolvimento de políticas públicas, o Mapa do Turismo Brasileiro está sendo atualizado e, como parte da atualização, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) vai implantar uma nova região turística em Rondônia, a do Polo Vale do Jamari.

Durante reunião da Setur em Ariquemes, solicitada pelo prefeito Thiago Flores, os participantes foram informados sobre a atualização que será concluída em julho. Ariquemes será sede da região, que compreende outras quatro cidades com potencial turístico.

Atualmente, o Mapa Turístico de Rondônia é dividido em quatro regiões turísticas: BR-364/Caminhos de Rondon, Polo Guajará-Mirim, Polo Porto Velho e Vale do Guaporé, que engloba 14 municípios que apresentam produtos e políticas públicas definidas segundo os critérios técnicos.

O presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) de Ariquemes, Flávio Silvestre, afirmou que adotará as medidas necessárias exigidas pelo MTur para a região ser incluída no mapa. Entre as regras estabelecidas, estão possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o termo de compromisso assinado por prefeito municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no sistema, aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

O polo do Jamari tem diversos setores a ser explorados na área do turismo, a exemplo das atividades ambientais, rurais, religiosas, culturais, recreativas e de negócios. A região tem hotéis-fazenda e o maior parque de exposições do Norte do Brasil, além da Vila de Rondon, onde está o Museu Rondon, ainda preservado, marco inicial da antiga Vila de Papagaio, que deu origem à cidade de Ariquemes. A cidade é, ainda, a maior produtora rondoniense de pescados.

Leia Mais:

Ministro lança pacote para atrair turistas à Amazônia no encerramento do 14º Fórum dos Governadores em Rondônia

Setur destaca principais destinos de Rondônia no Dia Nacional do Turismo

Inclusão de Rondônia como rota estratégica de turismo é discutida durante visita do ministro Marx Beltrão a Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: R.Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo