Governo de Rondônia
23/04/2024

ATRAÇÕES

Setur destaca principais destinos de Rondônia no Dia Nacional do Turismo

09 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Dia Nacional do Turismo é uma celebração recente no calendário brasileiro, instituída em 8 de maio de 2012 e incluída no calendário oficial do País. Aproveitando a data, a Superintendência Estadual de Turismo(Setur) destaca os principais destinos de Rondônia para quem quer aproveitar o momento, planeja passear ou está procurando viagens interessantes.

O Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, é um dos destinos mais procurados em Rondônia

O Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, é um dos destinos mais procurados em Rondônia

Rondônia é um paraíso de belezas naturais, abriga no rio Madeira a maior ictiofauna do planeta, com mais de 800 espécies de peixes cadastradas pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), atraindo pesquisadores e também os amantes da pesca esportiva. O Vale do Guaporé também atrai os praticantes da pesca esportiva.

Além da pesca, os visitantes podem usufruir de diversas atividades turísticas, como praias, trilhas, embarcações temáticas e pousadas, que recebem milhares de turistas todos os anos, em localidades paradisíacas, como o Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Porto Rolim (distrito de Alta Floresta do Oeste), São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Costa Marques.

Para o turismo de negócios, o estado é o destino certo com as feiras agropecuárias que se iniciam no mês de maio, a exemplo da Rondônia Rural Show, que ocorre anualmente em Ji-Paraná no último fim de semana de maio, neste ano de 24 a 27, favorecendo o turismo de negócios e movimentando mais de R$ 1 bilhão durante quatro dias.

Outra excelente opção é conhecer um dos maiores patrimônios do Brasil, o Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques, a 713 quilômetro de Porto Velho, considerado uma das maiores obras da engenharia militar portuguesa do Século XVII. Ainda falando de história, na capital, no largo da Igreja de Santo Antônio existe o Memorial Rondon aberto de terça a domingo, das 10h às 16h, que mantém exposição permanente sobre a vida do sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon com projeção de documentários audiovisuais, fotos raras e objetos usados por ele que somam mais de 400 itens. Uma das principais curiosidades do espaço é o funcionamento de dois raros aparelhos de telégrafo nos quais os visitantes podem trocar mensagens e entender a magia da linguagem Morse.

A peculiaridade da gastronomia de Rondônia é marcada pelos sabores exóticos do tempero amazônico. O turista não pode perder a oportunidade de experimentar o “Pirarucu Rondon”, iguaria reconhecida oficialmente pela Setur como prato típico de Porto Velho.

Cultura, aventura, esporte, descanso. Rondônia possui um manancial de atrativos como a festa de Bois-Bumbá em Guajará Mirim e Vila de Nazaré, quadrilhas como o Arraial Flor do Maracujá e Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, manifestações indígenas e folclóricas na região do Baixo Rio Madeira, passeio de caiaque no Rio das Garças em Porto Velho, voo-livre no Morro Chico Mendes e Vale das Cachoeiras, em Ouro Preto do Oeste.

Visite Rondônia e maravilhe-se com os encantos da natureza e a variedade de atrações oferecidas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Acervo Setur
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo