JUNHO VERDE

Alunos visitam Parque Natural em Porto Velho e recebem orientações sobre preservação do meio ambiente

14 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de 30 alunos participaram da atividade realizada no Parque Natural de Porto Velho

Estimular a consciência na proteção do meio ambiente está entre as finalidades do Governo de Rondônia durante a programação da Semana do Meio Ambiente. Com uma programação variada, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam realizou na última semana, uma trilha no Parque Natural de Porto Velho, que  contou com a participação de estudantes e comunidade. O objetivo foi incentivar a conscientização ambiental por meio do contato direto com a natureza e promover o bem-estar do servidor e ainda despertar o zelo com a natureza.

Nas oficinas, os alunos observaram as diferenças entre animais venenosos e peçonhentos

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Murilo Braga participaram das atividades promovidas pela Sedam, que por meio das atividades puderam exercitar o trabalho em equipe e o raciocínio lógico, além de estimular o contato com a natureza.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental (Ceam)  Deigna Laís Oliviak,  esta atividade ao ar livre é para que os alunos conheçam e cuidem do meio ambiente. “Os alunos tiveram o contato direto com a natureza, aprendendo a cuidar dela. Através da nossa oficina, eles puderam entender a importância de cada animal para  floresta e porque precisamos protegê-los”, informa.

De acordo com o titular da Sedam, Marco Antônio Lagos, a educação ambiental é importante na formação dos cidadãos do futuro. “É através da educação ambiental que vamos alcançar mudanças de atitudes positivas com o meio ambiente. Começamos pelas crianças, eles são o futuro”, avaliou, ao falar sobre as ações voltadas as crianças e adolescentes.

Durante as atividades os alunos puderam observar algumas espécies da fauna, assim como apreciar espécies nativas da flora amazônica. Através da oficina sobre animais peçonhentos, ministrada pelo mestre em Biologia, Flávio Terrassini, observaram as diferenças entre animais esses animais. Após a aula, os estudantes e outros visitantes realizaram uma trilha ecológica dentro do Parque Natura.

A estudante Julia Santos, aluna ultimo ano do Ensino Médio da destacou a importância da atividade para sua vida acadêmica. “Eu quero ser bióloga, então essa oportunidade de poder vivenciar a natureza é importante para mim, conhecer um pouco do que esta profissão faz, e assim tenho mais certeza do que quero ser”, ressaltou.

ENCERRAMENTO

Atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente encerraram com orientações, blitze educativas

O encerramento da programação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho aconteceu  no espaço Alternativo em Porto Velho. Durante a ação a Sedam em parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental realizaram ações educativas quanto à orientação a população que transitavam pelo espaço.

Durante a ação foram realizadas; blitze educativas com a entrega de saco de lixo para o Batalhão da Polícia Militar – BPA chamou a atenção quanto à extinção e proteção algumas espécies da Amazônia e sobre a legislação ambiental.

A Semana do Meio Ambiente 2022 foi  promovida de forma integrada pela Sedam em conjunto com Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semas; o Batalhão de Polícia Ambiental BPA; o apoio do Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal de Rondônia -Unir.

Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Laura Vasconcelos