Governo de Rondônia
19/04/2024

MEIO AMBIENTE

Alunos do Colégio Militar de Jaci Paraná personalizam canecas e mostram uso racional

10 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - a foto

Dia Especial mostrou projeto de reciclagem, fez homenagem às mães e marcou aproximação da comunidade à escola

Os alunos da Escola Tiradentes da Polícia Militar, unidade de Jaci Paraná, fizeram nesta sexta-feira, 9, a primeira apresentação pública de ordem unida. A escola, que tem 845 alunos nos turnos da manhã e da tarde, com ensino fundamental e médio,  está funcionando desde fevereiro  e já está mudando o conceito de educação na localidade.

5 - ordem unida

Ordem e  disciplina são alguns dos pilares da instituição que tem como meta formar vencedores, como explicou a diretora Erika Assuci.  “Diariamente falo com os alunos que eles não são melhores, nem piores que os outros, mas são pessoas diferenciadas e é preciso que eles entendam e assimilem este conceito, porque assim é”, afirmou a tenente Assuci.

5 - aluna comanda pelotão

Os alunos do CTPM de Jaci Paraná,  poderiam ser comparados a  pedras  brutas que estão sendo lapidadas. Em fevereiro, no início das aulas,  muitos tinham dificuldade até em  reconhecer os sentidos de direção – direita e esquerda. Na apresentação, sob o comando da aluna Karolaine da Silva, do terceiro ano B, eles mostraram que estão aprendendo as disciplinas na sala de aula e as orientações pertinentes às escolas  militares.

5 - chico lata

Os vereadores Chico Lata (Carlos Alberto Lucas) e Jurandir Bengala, líderes da comunidade, acompanharam a apresentação dos alunos e estavam entusiasmados com o trabalho que a escola vem desenvolvendo no distrito. Para  Chico Lata, a existência de mais escolas com o mesmo perfil proporcionaria um futuro melhor a muitos cidadãos. “Aqui a preocupação não se limita ao ensinos de praxe”.

5 - bengala

Na opinião do vereador Bengala, Jaci Paraná tem tudo para ser uma comunidade melhor com a nova mentalidade que está sendo gerada nos 845 alunos da escola.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Fernando Luiz Brum Prettz, não pôde participar da solenidade em Jaci Paraná, mas encaminhou uma mensagem na qual destacou a importância dos princípios básicos da disciplina e da hierarquia, matérias presentes na ordem do dia dos alunos da unidade do  CTPM do Jaci.

5 - tenente erika assuci

A diretora Erika Assuci confessou estar orgulhosa de tudo que aconteceu na escola nesta sexta-feira. Destacando que tudo depende da aceitação dos alunos. “Se eles não quisessem nada disso aqui teria acontecido”. Segundo ela, o empenho dos professores, dos  policiais militares e demais colaboradores também foram de grande valor. “Cada um assume um pedacinho e a gente pode apresentar para a sociedade esse grande conjunto como resultado”.

5 - maria ozaide

Maria Ozaide, morava no Mutum, mas para ajudar a filha Isabela da Silva Ferreira, de 15 anos, aluna do primeiro ano, acaba de mudar-se para Jaci Paraná. Para ela  as lições que a filha tem aprendido não tem preço. “É muito importante para esses jovens e crianças aprenderem a respeitar e a obedecer”. FOTO

5 - ueverson mae avo diretora

A avó de Ueverso  Rodrigues, Maria da Silva, de 70 anos, mora em Novo Repartimento no Pará  e foi ver a apresentação do neto. Junto com a filha Ednael Rodrigues, ela disse que ficou muito feliz por saber que o neto está tendo a oportunidade de estudar em uma boa escola, onde a preocupação dos professores vai além da sala de aula.  Para a mãe do menino, Ednael, valeu a pena ter    feito a troca de escola, porque ela começa a ver os primeiros resultados na vida do filho e disse que acredita que muita coisa vai melhorar à medida que ele também se esforçar.  E se depender de Ueverson, que está no sétimo ano, turma F, ele vai fazer tudo pra melhorar, pelo menos foi o que declarou. “A rotina da escola com treinamento da ordem unida é boa, porque a gente tem a possibilidade de aprender muito mais”.

5 - homenagem avó

Dona Maria da Silva recebeu flores por ser a mãe mais velha. “Avó  é mãe duas vezes”, salientou a diretora ao dedicar a ela um arranjo de flores.

Homenagem às mães

5 - homenagem maes

Na mesma manhã as mães foram homenageadas. A aluna Vanessa Beatriz, do nono ano leu um texto que emocionou  a muitas delas; as mães desfilaram e dois corais, um formado por alunos e outro por servidores, acompanhados pelo violão tocado pelo  aluno Fernando Felipe do terceiro ano B, também fizeram a sua apresentação.

Reciclagem

5 -personalização de canecas

Além da apresentação, os alunos preparam uma exposição à base de copos descartáveis, que começou com a campanha Adote um copo. “Os professores foram fundamentais na orientação aos alunos”, esclareceu  Assuci.

5 - produtos reciclagem

A professora de Ciências e de Biologia Viviane Casavechia ficou responsável pela coordenação do projeto  Adote um copo. O objetivo foi levar aos alunos a consciência de que é necessário reduzir o  consumo de descartáveis. “Aqui na escola o consumo de copos era muito grande  e partimos do princípio dos danos causado à saúde e ao meio ambiente”.  Os alunos foram levados a várias pesquisas  com fundamentos científicos, matemáticos, geográficos entre outros e a exposição se transformou em uma pequena feira de ciência, onde em cada stand os estudantes  orgulhosamente explicavam aos visitantes as descobertas realizadas, uma delas é que a ingestão de alimentos quentes em copos descartáveis pode produzir uma espécie de câncer, causado pelo substância química chamada armênio, explicavam alunos do terceiro ano B, Tiago Campos, Francisco Fernando e Adria Rafaela.

5 - alunos explicam importancia

Para compor as peças de copos descartáveis presentes na exposição os alunos percorreram o comércio, igrejas e outras entidades do distrito recolhendo copos usados. Entre os objetos apresentados estavam: vestido de noiva, abajures, globo terrestre e  lixeiras. Eles também utilizaram garrafas pet e tampas plásticas de garrafas.

5 - vestido

Campanha por um país mais limpo

Campanha por um país mais limpo

Dentro da necessidade de também  promover a economia de copos, cujo custo estava muito elevado, a campanha Adote um Copo, levou os alunos a entenderem  a  necessidade de terem suas próprias canecas, de uso individual.  “E a melhor forma para isso  era a personalização”,  disse a professora de Artes Gracione Pereira da Silva. Nas 29 turmas que trabalham com a disciplina os alunos foram orientados a desenvolver os seus próprios designers. “Nem todos aderiram à ideia, mas o que aceitaram o desafio produziram um pouco de tudo, decorando as canecas com elementos históricos de Porto Velho, como as Três Caixas d’ Água, a antiga  ponte ferroviária do Jaci, motivos da Copa do Mundo, entre muitos outros”.   As mais criativas foram selecionadas para a exposição. Com as canecas, a escola aboliu o uso de copos descartáveis e para os visitantes é oferecido copos de papel, que foram ofertados pela Secretaria de Meio Ambiente do Município.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cultura, Cursos, Educação, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo