Governo de Rondônia
27/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Agronegócio e piscicultura são impulsionados pelo Governo de Rondônia durante reuniões na Coreia do Sul e Japão

25 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia compõe a comitiva rondoniense no mercado mundial

Aumentar a participação do agronegócio rondoniense no mercado mundial, bem como impulsionar a piscicultura e a pecuária são pontos importantes que estão sendo discutidos pelo Governo de Rondônia durante a missão do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa no continente asiático, com reuniões sendo realizadas na Coreia do Sul e Japão.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou a missão na Ásia para ampliar e retomar mercados com países do continente. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, compõe a comitiva do Ministério e tem mantido encontros que visam o estreitamento de laços comerciais, com intuito de fortalecer ainda mais a economia do Estado, abrindo portas para as exportações de produtos rondonienses.

“Durante reunião na Coreia do Sul falamos sobre investimentos e o estreitamento de laços entre os países. Apresentei os dados positivos do nosso Estado em relação ao agronegócio. Falei sobre a força da nossa piscicultura, do rebanho bovino e que Rondônia conseguiu triplicar a produção agrícola, mantendo o controle para que não ocorresse desmatamento”, disse Marcos Rocha que, inclusive, aproveitou a ocasião para convidar o ministro coreano para fazer uma visita ao Estado a fim de conhecer de perto o potencial do agronegócio rondoniense.

Além da pauta positiva e do estreitamento de laços com os países asiáticos, a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, trata de oportunidades de investimentos no Brasil de forma sustentável, em áreas degradadas de pastagens, para a transformação em áreas agricultáveis.

AVANÇOS PARA A ECONOMIA

A comitiva também manterá reuniões no Japão. Em Tóquio, uma das principais ações é o debate sobre o protocolo sanitário acerca da gripe aviária. Na sexta-feira (28), irá ocorrer a reunião com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca – MAFF e Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar – MHLW.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou que, estão sendo tratados assuntos relacionados ao avanço da economia do país e buscando ampliar mercados com países asiáticos. “Dentre as reuniões mantidas, tratamos sobre a abertura do Mercado Asiático para a carne e o tambaqui produzidos em Rondônia. Trabalharemos em conjunto na execução dos projetos, para expandir ainda mais a exportação da nossa carne e nosso tambaqui para outros mercados”, disse o governador, que está acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Renan Fernandes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo