28/04/2024

PRODUÇÃO

Agricultores de Ouro Preto do Oeste são beneficiados com Chamada Pública da Agroecologia

24 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Chamada pública de agroecologia em Ouro Preto 23.02.2016

Durante reunião, produtores apresentaram um diagnósticos de suas propriedades

Famílias rurais de Ouro Preto do Oeste que optaram por uma produção saudável, com menor uso de agrotóxicos, passam a ser assistidas por meio da Chamada Pública da Agroecologia, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executada pela Emater/RO.

E para reforçar a proposta, foi realizado no Auditório da Emater, escritório local de Ouro Preto do Oeste, a apresentação da Chamada Pública da Agroecologia, tendo a participação da secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto do Oeste, Maria Araujo de Oliveira, vereadora Rosária Helena, representando a Câmara municipal, Edio Fernandes, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, Bayron Rabel, representando o deputado estadual Marcelino Tenório além da participação dos produtores rurais.

A apresentação foi realizada pelo coordenador do programa, Jurandir Mesquita, a extensionista responsável pela Chamada da Agroecologia nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Teixeirópolis, Luciene Machado de Moura.

Na oportunidade, os participantes traçaram um diagnóstico com as características de suas propriedades e apresentaram demandas para futuras visitas, oficinas e capacitações. “O dia foi muito produtivo devido à excelente participação e às sugestões levantadas pelo grupo, que irão nortear os próximos passos do programa”, destacou Jurandir Mesquita.

A extensionista Luciene Machado, que já desenvolve um amplo trabalho junto as famílias, explicou que o programa tem como foco prestar assistência técnica e extensão rural para famílias de agricultores através de atividade produtivas sustentáveis agroecológicas, orgânicas e adequação ambiental, fundamentada na adoção dos conceitos da agroecologia, segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade socioambiental, nos municípios assistidos pelo programa.

“A Agroecologia tem como objetivo a melhoria dos sistemas de produção agrícolas enfatizando a importância da biodiversidade e diversidade sócio-cultural, política, ambiental e econômica, assim como a dimensão local e o conhecimento do agricultor, buscando auto-suficiência e auto-sustentabilidade dos sistemas produtivos, sendo capaz de impulsionar um modelo de desenvolvimento sustentável”, pontuou Luciene.

Ainda segundo a extensionista, a agricultura sustentável indica, genericamente, um objetivo social e produtivo, que traga a adoção de outro modelo tecnológico que cause o menor impacto possível no ambiente, não utilizem de forma predatória os recursos naturais e traga retornos econômico-financeiros as populações rurais.

A secretaria Maria Araujo de Oliveira disse que uma das prioridades elencadas pelo governador Confúcio Moura é o fortalecimento do 3º Setor e dentro deste conceito de política pública está a chamada pública de agroecologia. A secretaria classificou o evento como muito produtivo e que a partir deste ponto novas idéias possam nortear o programa para que os resultados positivos sejam colhidos.

Texto: Alexandre Araujo
Fotos: Alexandre Araujo