Governo de Rondônia
28/04/2024

VIGILÂNCIA

Agevisa realiza Semana de Mobilização e Sensibilização do Combate à Tuberculose em Rondônia

23 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Tratamento é extremamente necessário para o combate da doença

De 22 a 26 de março é celebrada a Semana de Mobilização e Sensibilização do Combate à Tuberculose. Nesta quarta-feira (24) considera-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), vem utilizando a data para fazer um alerta à população para que os índices de abandono no tratamento da Tuberculose sejam reduzidos.

Segundo a responsável pela Coordenação Estadual de Vigilância e Controle da Tuberculose da Agevisa, Nilda de Oliveira a redução está diretamente ligada ao momento de pandemia. Ela explica que os sintomas da Covid-19 e da Tuberculose são facilmente confundidos. “A Tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão aérea altamente transmissível. Um dos sintomas mais predominantes é a tosse que geralmente persiste por três semanas ou mais. Outros sintomas são falta de apetite, perda de peso, fraqueza, crises de suor noturno e febre não muito alta, mas que geralmente ocorre no final da tarde”, explica.

Nilda relata que os cuidados com o diagnóstico devem ser preponderante. “Todo paciente que está com sintomas respiratórios deve ser levado em consideração a possibilidade de ele ter contraído Tuberculose”, acrescenta.

A Agevisa vem trabalhando em ritmo acelerado para instalar no Estado uma política pública eficiente no que diz respeito ao combate à Tuberculose. Seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual preconiza que os programas de tratamento da Tuberculose tenham uma taxa de abandono inferior a 5%, Rondônia tem atuado a fim de padronizar suas taxas.

TUBERCULOSE x COVID-19

Diferentemente da Covid-19, que o vírus permanece vivo em diversas extremidades, como, por exemplo, objetos, sendo transferíveis para as mãos que entram em contato com olhos, boca e narinas, a Tuberculose é transmitida pelo ar, através da tosse, fala ou espirro. Entre os principais sintomas da Tuberculose estão: tosse com catarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suor noturno, cansaço fácil, febre baixa geralmente durante a tarde.

TRATAMENTO x CURA

O tratamento da Tuberculose é gratuito com duração de seis meses e está disponível nas unidades de saúde da rede básica (SUS). Assim como em todo o Brasil, em Rondônia a incidência de casos de tuberculose é mais relevante entre os homens com idade entre 25 e 40 anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, indivíduos com sistema imunológico fragilizado estão mais propensos a contraírem a doença. O uso excessivo de álcool e outras drogas também são fatores que abrange a possibilidade de contração da doença.

Apesar de ser uma doença grave, e que pode levar o indivíduo à morte, a Tuberculose é uma doença curável por meio dos tratamentos adequados. “As pessoas que abandonam o tratamento podem, mais adiante, morrer ou se tornarem resistentes ao esquema de tratamento, que é um esquema padronizado pelo Ministério da Saúde e até mundialmente e gratuito no Brasil. Não trata quem não quer, pois o tratamento está disponível e é gratuito”, finaliza Nilda.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Saúde, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo