26/09/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Ações religiosa e social nas unidades prisionais de Rondônia promovem inclusão social

23 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Para fortalecer a inclusão social dos reeducandos, o governo de Rondônia promove durante o mês de setembro, nas penitenciárias do estado, ações voltadas à questão religiosa e social. A iniciativa visa proporcionar a reintegração dos internos e fortalecer os laços comunitários.

Executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), uma das ações está sendo aplicada na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, com o projeto “Amor Ágape Cuidando de quem Cuida: uma Jornada de Transformação e Esperança”, a fim de proporcionar um atendimento humanizado e integral às mulheres reclusas e aos servidores; e na Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, em Porto Velho, com o batismo religioso.

AÇÃO SOCIAL

Projeto “Amor Ágape Cuidando de quem Cuida” atende servidores

O projeto “Amor Ágape Cuidando de quem Cuida”, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia  (TJRO) e instituições religiosas, fora realizado entre os dias 13 e 15, na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, a reclusas e servidores do sistema penal feminino.

O projeto visa promover o cuidado integral, incluindo aspectos físicos, psicológicos e espirituais, essenciais para fomentar um ambiente mais humano e propício à ressocialização.

A ação, voltada  aos cuidados físicos, emocionais e espirituais, contou com atendimentos de odontologia, médico, psicologia, massoterapia, cortes de cabelo, barba, manicure e jurídico, criando um ambiente de renovação e esperança dentro da unidade prisional.

A coordenadora de projetos da Sejus, da Regional II, policial penal Gersionita Rodrigues, enfatizou a abrangência das atividades. “Estamos unindo forças para proporcionar um espaço de reflexão e mudança. A Sejus acredita que a fé e a solidariedade podem mudar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa.”

AÇÃO RELIGIOSA

O batismo foi realizado para os internos da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho; no dia (16), em uma ação promovida pelo Núcleo de Assistência Religiosa da Sejus (Nuar), em parceria com uma instituição religiosa da Capital. O culto contou com a participação de 100 apenados, dos quais dez foram batizados, na presença de pastores e servidores da Nuar. O chefe do Núcleo de Assistência Religiosa, Túlio Rogério enfatizou que, “a promoção do batismo na penitenciária é parte do trabalho, o qual visa proporcionar assistência religiosa que ajude na ressocialização dos detentos.”

O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou acerca da relevância da ação: “Essas ações representam um passo importante para oferecer aos apenados assistência e esperança. O apoio espiritual pode ser um diferencial na transformação da vida desses indivíduos. Promover a espiritualidade e solidariedade nas unidades prisionais é fundamental à construção de um futuro mais humano. Neste sentido, o governo está investindo na recuperação e reintegração destes.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Larysse Rodrigues e Gersionita Rodrigues

Assistência Social, Cerimônia, Comunicação, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Ji-Paraná, Justiça, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade