Governo de Rondônia
14/07/2024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ações de conscientização sobre queimadas e escassez hídrica são repassadas a alunos de Costa Marques

26 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Aproximadamente 1.000 alunos atendidos com palestras, rodas de conversa e atividades educativas

Com o intuito de incentivar e promover a conscientização de crianças e adolescentes sobre temas relativos à preservação do meio ambiente, o governo de Rondônia realizou de 18 e 21 de junho, no município de Costa Marques, atividades voltadas à prevenção, conscientização e sensibilização sobre queimadas, incêndios florestais e a possível escassez dos recursos hídricos. A programação foi organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Para que as atividades fossem desenvolvidas, técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) visitaram as escolas Américo Casara, Escola Angelina, Escola José Raimundo de Oliveira Mesquita e Escola Ilton José Martins, no distrito de São Domingos, além do Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja), totalizando aproximadamente, 1.000 alunos atendidos com palestras, rodas de conversa e atividades educativas, buscando impactar a comunidade estudantil para que disseminem os conhecimentos adquiridos durante a programação. Também foi realizada a educomunicação com entrevista na emissora de rádio local. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou, as crianças e adolescentes desempenham um papel essencial na conscientização e mobilização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. “Eles aprendem durante as atividades e levam esses conhecimentos aos familiares e amigos na escola. Neste sentido, acreditamos que tais ações coordenadas pelo governo direcionam medidas eficazes, construindo uma sociedade mais consciente,” pontuou.

Técnicos visitaram escolas em Costa Marques e no distrito de São Domingos

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak destacou a importância das atividades. “As palestras de educação ambiental têm objetivo de envolver os estudantes de todas as idades, para que sejam nossos parceiros na conscientização e ajudem a disseminar a necessidade de prevenção às queimadas e cuidados com o meio ambiente”, enfatizou. 

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a conscientização dessa faixa etária da população é fundamental para garantir a preservação do meio ambiente. “Essas atividades são essenciais para informar e sensibilizar os estudantes sobre os riscos inerentes às queimadas e a importância da conservação dos recursos hídricos.  Ao levarmos informações sobre a prevenção de queimadas e a preservação dos recursos hídricos para as escolas, estamos plantando sementes de sustentabilidade que trarão benefícios a longo prazo a toda comunidade”, destacou.

A  realização das atividades de educação ambiental contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semtur), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Deigna Lais Oliviak e Roberto Nunes do Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Costa Marques, Crise Hídrica, Direitos, Distritos, Ecologia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Meio Ambiente, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo