25/07/2024

SENTINELAS AVANÇADAS II

Ações de cidadania e sustentabilidade são levadas pelos rondonistas para a pequena comunidade Rei Davi, em Rondônia

25 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Comunidade Rei Davi recebeu a oficina Filtragem de Água de Poços Artesanais e Adubamento de Hortas Familiares

A pequena comunidade Rei Davi, em Espigão do Oeste, município distante 541 km de Porto Velho, é uma das contempladas por ações de cidadania da Operação Sentinelas Avançadas II, do Projeto Rondon, em Rondônia. Por meio da ação, universitários e professores de outros estados aplicam conhecimento acadêmico para solucionar desafios, a exemplo das técnicas para purificação das águas e a geração de renda com comercialização de geleias.

O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa. A execução das ações em Rondônia conta com a parceria de municípios e do governo do estado, por meio de um conjunto de ações das secretarias estaduais, coordenadas pela Casa Militar.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações dos rondonistas geram um impacto relevante nas comunidades de Rondônia. “Os rondonistas trazem uma combinação que beneficia a população. O conhecimento acadêmico aplicado à realidade local, que resulta em melhoria da qualidade de vida nas comunidades”, enfatizou.

PURIFICAÇÃO DAS ÁGUAS

A oficina Filtragem de Água de Poços Artesanais e Adubamento de Hortas Familiares, na comunidade Rei Davi, ocorreu no sábado (20), motivada por demanda dos próprios moradores, que residem ao redor de um aterro sanitário municipal. No local, as famílias consomem água retirada de poços artesianos. Para dar início à assessoria sanitária, a equipe de rondonistas se reuniu com os moradores na propriedade de João Aurélio da Cunha, 76 anos, conhecido como “Calango”.

O estudante de agronomia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Gabryel Loss, apresentou uma solução sustentável para o desafio proposto pela comunidade. “Sabemos que a chance de contaminação do lençol freático é grande. Por isso, a nossa ideia foi apresentar técnicas de filtragem de água por meio da moringa (Moringa oleífera), uma planta conhecida na região que tem propriedades antibacterianas”, frisou.

Além da assessoria em filtragem de água, a equipe havia se preparado para orientar os moradores a obterem mais eficiência na produção de mandioca e café, mas acabaram surpreendidos pelos conhecimentos locais. “Em épocas de seca, os produtores colocam fogo no esterco para mineralizar o solo. Nunca tinha visto isso na faculdade e de fato funciona”, relatou o estudante de agronomia.

Oficina para produção de geleias com frutos regionais

PRODUÇÃO DE GELEIAS

Outra demanda da comunidade Rei Davi, apontada por representantes da Prefeitura de Espigão do Oeste aos rondonistas, é a geração de renda. Para contribuir com essa questão, uma equipe prestou assessoria para fortalecer as pequenas plantações, e um outro grupo promoveu uma oficina para confecção e conservação de geleias artesanais com frutos comumente produzidos na comunidade. No dia da oficina, a geleia escolhida misturou abacaxi, maracujá e morango.

E uma vez que, muitas famílias da comunidade Rei Davi têm como fonte de renda trabalhos relacionados ao aterro sanitário, o Projeto Rondon também organizou uma oficina de artesanato com materiais recicláveis. A ideia foi orientá-los a utilizar objetos de fácil acesso para produzir mercadorias que possam ser comercializadas.

SENTINELAS AVANÇADAS II

A Operação “Sentinelas Avançadas II” foi iniciada no dia 13 de julho, e durante duas semanas 252 participantes atuam em atividades em áreas como Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Os rondonistas são de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Bahia e Goiás.

As ações ocorrem em 12 cidades: Cujubim, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Anari, Alto Paraíso, Espigão do Oeste, Machadinho d’Oeste, Cacaulândia, Ministro Andreazza, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Rio Crespo. O encerramento da operação acontece nesta sexta-feira (26).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Rondonistas e Vanessa Moura
Fotos: Giovanni Ribeiro

Agricultura, Água, Alto Paraíso, Cacaulândia, Capacitação, Cidadania, Cujubim, Distritos, Economia, Educação, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Machadinho do Oeste, Meio Ambiente, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Theobroma, Vale do Anari