Governo de Rondônia
28/04/2024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Acampamento Verde realiza mais de 400 atendimentos em Nova Mutum Paraná

22 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Crianças e adolescentes usaram o espaço para educação ambiental kids

Com o intuito de desenvolver ações que valorizem o desenvolvimento socioambiental e envolva a comunidade local nas práticas de educação ambiental, o Governo de Rondônia realizou o Projeto Acampamento Verde, na EEEFM Nossa Senhora de Nazaré – Extensão Estudo e Trabalho, no sábado (18), em Nova Mutum Paraná, distrito de Porto Velho.

A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A programação foi organizada pela Coordenação de Educação Ambiental (Ceam), em parceria com uma universidade particular e contou com o apoio da Polícia Civil (PC), Polícia Militar de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), uma empresa de geração de energia elétrica, juntamente à associação de desenvolvimento sustentável e cooperativa de produtores rurais vinculadas.

PROJETO ACAMPAMENTO VERDE

Foram realizadas consultas preventivas e curativas em Odontologia

O projeto atende às orientações do Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, incentiva os cuidados com a preservação do meio ambiente e  foi enriquecido com uma programação que contou com atendimentos na área de saúde.

ATENDIMENTOS

No evento, foram realizadas consultas preventivas e curativas em Odontologia e tratamento de dor; realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); teste de glicemia e aferição de pressão arterial; orientação psicológica; atendimento farmacêutico para prescrição e dispensação de medicamentos. 

Atendimentos de orientação jurídica e emissão da 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade (RG), foram outras ações executadas. No total, foram realizados 449 atendimentos, enquanto os pais eram atendidos pelas equipes organizadas nas diversas salas de aula, oferecidas pela escola. No espaço, crianças e adolescentes foram recepcionados e direcionados para educação ambiental kids, montado por técnicos da Ceam. 

PARTICIPAÇÃO ATIVA

No total, foram realizados 449 atendimentos

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Acampamento Verde favorece a participação ativa da comunidade, fazendo com que os moradores se envolvam nas causas ambientais. “O projeto capacita as pessoas a fazerem mudanças positivas em relação ao meio ambiente, tornando-se uma referência em sua área de atuação, fortalecendo as ações preventivas e desenvolvendo um entendimento responsável para as causas ambientais”, afirmou. 

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a realização da edição do Projeto Acampamento Verde foi mais uma oportunidade de envolvimento da comunidade em atividades práticas em prol da natureza. “A resposta positiva dos moradores do distrito de Nova Mutum, durante a realização dos atendimentos, é um sinal de que a sociedade mantém o interesse na promoção para uma conscientização ambiental sustentável. Durante toda a programação buscamos oferecer um espaço dedicado às atividades de educação ambiental, proporcionando experiências práticas e teóricas sobre conservação, e tivemos a preocupação de levar até a população, outros atendimentos necessários à localidade”, evidenciou. 

AÇÃO CONJUNTA

Segundo a coordenadora da Ceam, Deigna Lais Oliviak, a ação atende a um desejo da comunidade, que solicitou a realização de uma ação conjunta para as demandas dos moradores locais. “De imediato apresentamos a proposta ao diretor da escola, que se prontificou a ceder o local para que a ação fosse realizada. Com o apoio de diversos parceiros, conseguimos realizar ações de educação ambiental ao público em geral, com orientações sobre o meio ambiente, queimadas, solicitação para uso correto do fogo e demais ações de conscientização e prevenção realizadas pelo Governo do Estado”, destacou. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Milton Wanzeller e Adenilson Florentino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Água, Cidadania, Convênios, Direitos, Distritos, Ecologia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo