RESULTADO

Acampamento Verde atende centenas de famílias em Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre

05 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Bombeiros mostram manobras para controlar fogo. Atividades para prevenção e combate às queimadas foram destacadas

O que parecia ser apenas uma ação educativa sobre meio ambiente e preservação acabou se tornando numa das mais importantes iniciativas sociais do Governo de Rondônia e seus parceiros, que levou saúde e dignidade para centenas de famílias dos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, no período de 23 de julho a 1º de agosto, no projeto do Acampamento Verde, inserido no Plano de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais no Estado.

Houve vários atendimentos relacionados ao CadÚnico, título eleitoral e emissão de CTPS

Em relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), os órgãos que integram a missão do Acampamento Verde apresentam um resultado com centenas de atendimentos na área da saúde, como testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C e tipagem sanguínea, realizados por um grupo de acadêmicos de uma instituição de ensino superior. Também foram realizados, em Extrema, por técnicos da Vigilância e da Secretaria de Saúde de Porto Velho 21 testes de covid-19 e 232 testes rápido de glicemia/sífilis/HIV/hepatite B, além de testes de malária e orientação sobre prevenção do mosquito.

O mesmo relatório indica também que no setor de saúde foram realizados testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C); glicemia e tipagem sanguínea, num total de 277 atendimentos, sendo: 65 consultas médicas, 60 procedimentos, 10 testes rápido de covid e 7 atendimentos de preventivo, em Nova Califórnia.

IDENTIDADE E TÍTULO ELEITORAL

Da mesma forma o grupo de técnicos e profissionais de outras áreas do Governo do Estado e Prefeitura realizaram nada menos de 150 atendimentos para emissão de carteiras de identidade e uma média de 60 orientações para baixar a carteira de trabalho digital, realizado pelo Sine/Semdetur e Tudo Aqui, 45 Carteiras de Trabalho (impressa) e 65 passes-livres realizados pela equipe do Tudo Aqui, em Extrema.

Os atendimentos abrangeram também a emissão e 85 transferências de título de eleitor e 26 cadastros únicos (CadÚnico) realizados pela equipe da administração local, 68 emissões de carteira de identidade e uma média de 20 orientações para baixar a carteira de trabalho digital, realizado pelo Sine/Semdestur, em Nova Califórnia. Esses mesmos atendimentos e serviços foram prestados à comunidade de Vista Alegre do Abunã, com a mesma equipe do Acampamento Verde.

Outra atividade importante e de impacto realizada foi a chamada “busca ativa”, coordenada pelo Corpo de Bombeiros e que envolveu técnicos da Sedam, secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Semagric) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), responsáveis por passar importantes orientações sobre alternativas de proteção ao meio ambiente.

A equipe da busca ativa visitou vários agricultores, levando informações sobre educação ambiental, alternativas ao uso do fogo, projetos ambientais entre outras informações pertinentes à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. Também foi realizado um chamamento no primeiro dia da ação onde várias equipes percorreram a cidade orientando a população, bem como divulgando a ação que seria desenvolvida, sendo muito bem recepcionado pelos moradores.

Governo orientou sobre a importância de evitar e controlar queimadas

PROPOSTA

O Acampamento Verde é uma proposta de trabalho integrado, tendo a finalidade de desenvolver diversas ações evolvendo vários órgãos municipais, estaduais e federais, além de iniciativa privadas. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população, por meio de atividades de educação ambiental para prevenção e combate às queimadas, alternativas ao uso do fogo, na produção, orientação sobre primeiros socorros entre outras.

Iniciativa de grande alcance social, o projeto Acampamento Verde é integrado pelas secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Emater, Corpo de Bombeiros Militar, Eletrobrás e Eletronorte e por instituições de ensino superior. Também integram o projeto, os órgãos municipais Sema, Semagric, secretarias da Saúde (Semusa), Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sine/Semdestur), Assistência Social (Semasf), Educação (Semed) e Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).

Durante todo o período de realização do Acampamento Verde foram adotados todos os protocolos de enfrentamento e combate à covid-19, recomendados pelas autoridades de saúdes, como aferições de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara e o distanciamento de um metro entre as cadeiras para os atendimentos.

Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Milton Sérgio