Governo de Rondônia
27/04/2024

"RONDONISTAS"

Acadêmicos e professores universitários dão início às atividades do Projeto Rondon que vai percorrer 12 municípios de Rondônia

07 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A ação coordenada pelo Ministério da Defesa do Governo Federal, tem parceria com o Governo de Rondônia

Universitários e professores de várias instituições de ensino superior do Brasil participaram, nesta sexta-feira (7), da abertura oficial de mais uma edição do Projeto Rondon que visa promover a integração social e o desenvolvimento sustentável em regiões. Desta vez, a Operação “Sentinelas Avançadas” está em Rondônia e vai contar com a participação de 250 ‘rondonistas’, como são chamados os universitários que fazem parte do projeto e levarão para 12 municípios ações voltadas para oficinas de formação, nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente para a formação de agentes multiplicadores a partir dos moradores das comunidades.

A ação coordenada pelo Ministério da Defesa do Governo Federal, tem parceria com o Governo de Rondônia, e visa incentivar a inclusão de alunos no processo de desenvolvimento local sustentável e cidadania, atuando de forma voluntária. O projeto busca, também, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Rondônia vai contar com a participação de 250 ‘rondonistas’

As atividades tiveram início nesta quinta-feira, (6) e vão até o dia 23 de julho, com centro regional, na cidade de Porto Velho, e a participação de 25 instituições da rede de ensino superior de todo o país. A abertura oficial ocorreu com palestras e a cerimônia de outorga do chapéu do “rondonista”, no Teatro Guaporé em Porto Velho, com a presença de autoridades do Estado.

Antes do encerramento da abertura oficial, os “rondonistas” participaram da cerimônia de outorga do “Chapéu Rondonista” que é o símbolo distintivo do Projeto Rondon, e materializa uma tradição, concebida no início da segunda metade do século passado, se consolidou e amadureceu nas duas primeiras décadas deste século XXI. O “Chapéu Rondonista” concebido é adotado pela Arma de Engenharia do Exército Brasileiro, quando da instalação do 5º Batalhão de Engenharia de Construção – 5º BEC, em Porto Velho, Rondônia, em 1966.

O secretário executivo do Governo do Estado, coronel Raulino Ferreira da Silva, representou o governador Marcos Rocha na abertura oficial e ressaltou em seu discurso sobre a oportunidade de servir. “Curtam muito suas férias, trabalhando, conhecendo o nosso Estado de Rondônia, isso é muito recompensador. Assim como o general Abraão eu também sou de Guajará-Mirim e um dia recebi todo o conhecimento e a assistência projeto Rondon”, revelou.

Autoridades participaram da solenidade de abertura das atividades

De acordo com o coordenador geral do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Abraão, “o principal objetivo do Projeto Rondon é incentivar a inclusão de alunos do ensino superior no processo de desenvolvimento local sustentável e cidadania, atuando de forma voluntária”, destacou.

PROJETO RONDON

Nesta edição, estão presentes 25 universidades de nove estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Ao todo, mais de 252 “rondonistas” irão realizar atividades voluntárias em áreas como Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente.

Antes de seguirem viagem neste sábado, dia 8, os “rondonistas” participarão de uma instrução militar no 5º Batalhão de Engenharia e Construção – BEC. Essa instrução tem o objetivo de prepará-los para as atividades que irão desenvolver durante a operação.

 

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS AQUI


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Distritos, Educação, Governo, Rondônia, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo