Governo de Rondônia
28/03/2024

10 ª RONDÔNIA RURAL SHOW

Abertas as inscrições para o 2º Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia

11 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

2º ConQueijo visa promover a qualidade e a valorização da produção de queijo em Rondônia

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, promoverá o 2º Concurso de Qualidade de Queijos – ConQueijo, que faz parte da programação da 4ª edição da Feira Estadual RondoLEITE, que acontecerá durante a realização da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack,  em Ji-Paraná. As inscrições poderão ser realizadas por ficha disponível no site até 12 de maio.

O 2º ConQueijo visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando ao produtor rural, um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, o objetivo deste concurso é valorizar os queijos produzidos pelas agroindústrias familiares para fortalecer a economia do Estado. “O leite é um produto muito importante para a renda da família rural, e a transformação do leite em derivados tem um maior valor agregado, por isso precisamos incentivar o consumo dos queijos das agroindústrias locais. Todos os participantes do concurso terão a oportunidade de conhecer o padrão estabelecido a cada produto, referente aos parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, e avaliados por especialistas da área”, destacou.

Podem participar do concurso, agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, localizados em Rondônia. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas e assinadas pelo proprietário; o responsável técnico do empreendimento, e também pelo extensionista rural encarregado pela inscrição e encaminhamentos. Devem apresentar, ainda, certificado de regularização do empreendimento: Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Serviço de Inspeção Estadual – SIE ou Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – Suasa, Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SisbPOA e cópias dos documentos pessoais do proprietário: Registro Geral – RG e Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

Todos os participantes do concurso terão a oportunidade de conhecer o padrão estabelecido para cada produto

O concurso contemplará as seguintes categorias: Queijo Mussarela (em barra); Queijo Provolone; Queijo Coalho; Queijo Minas Padrão; Queijo Massa Filada – formatos de nozinho e cabacinha. As amostras devem ser fornecidas pelos produtores para serem avaliadas inteiras e intactas, ou seja, não fracionadas, sem orifícios ou sondagens.

Conforme o regulamento, o participante poderá se inscrever com seus produtos em uma ou mais categorias, com no máximo um queijo para cada categoria, e deve enviar três unidades do mesmo lote de fabricação do produto para julgamento a cada categoria inscrita.

As amostras devem ser enviadas aos postos localizados nos escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia local, de 17 a 19 de maio de 2023. Para os que não conseguirem enviar as amostras nos dias estabelecidos, será permitida a entrega diretamente à comissão organizadora, com um dia de antecedência do início da Rondônia Rural Show Internacional, ou seja, nos dias 22 e 23 de maio, das 7h30 até as 10h, na sala de Coordenação do Pavilhão da Bovinocultura, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O resultado será divulgado pela comissão organizadora, composta por servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Emater/RO e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, sendo coordenada por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig/MG, e pelos órgãos da imprensa, durante a 4ª RondoLEITE, no dia 26 de maio de 2023, no estande do pavilhão da Bovinocultura do Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, as perspectivas para esta edição são ainda melhores. “Esperamos um número bem maior de inscritos que a edição passada. Somos ganhadores do melhor queijo do país e estamos muito felizes com esse resultado, e isso pode continuar acontecendo cada vez mais”, afirmou.

Anexo: SEI_ABC-0037159047-Regulamento-1.pdf Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Economia, Edital, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Indústria, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo