Governo de Rondônia
04/12/2025

CAPACITAÇÃO

Curso de Ações Penais destaca operações táticas e fortalecimento do sistema prisional

25 de julho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Foram disponibilizadas 65 vagas, sendo 45 para policiais penais de Rondônia e 20 para forças coirmãs e integrantes da Força Penal Nacional.

Com foco no fortalecimento da segurança pública, o governo de Rondônia realiza a 6ª edição do Curso de Ações Penais (CAP/2025). O curso é voltado à capacitação de policiais penais do estado, além de profissionais mobilizados de outras unidades da federação e integrantes de forças policiais afins. A capacitação será realizada no Centro de Treinamento Thiago Alfaia dos Santos, em Porto Velho, com  aula inaugural prevista para o dia 31 de agosto.

Realizado pela Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), em parceria com a Força Penal Nacional (FPN), a formação técnica e tática prepara os profissionais para atuação em operações de natureza especial no âmbito do sistema penitenciário, com foco no uso adequado da força, na legalidade e nos princípios de direitos humanos. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o curso é fundamental para a segurança do estado. “Segurança pública se faz com preparo, coragem e técnica. Nesse sentido, o governo do estado segue trabalhando e investindo na formação dos nossos policiais”, evidenciou. 

SELEÇÃO EM ANDAMENTO

O edital para seleção foi publicado dia 2 de julho e a lista final de inscrições homologadas e chamamento para o Teste de Aptidão Física (TAF) no dia 22. No total, foram disponibilizadas 65 vagas, sendo 45 para policiais penais de Rondônia e 20 para forças coirmãs e integrantes da Força Penal Nacional. Além do TAF, o processo seletivo incluiu análise documental e etapas rigorosas de avaliação física e técnica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso tem carga horária aproximada de 200 horas e duração de 22 dias. O conteúdo programático inclui temas como Gerenciamento de Crises Prisionais; Técnicas Menos Letais; Armamento e Tiro; Atendimento Pré-Hospitalar Tático; Intervenção Prisional e outros conteúdos específicos voltados ao ambiente carcerário.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, afirmou que Rondônia avança na segurança porque aposta na qualificação como ferramenta de transformação. “O curso é um investimento direto na valorização do policial penal e na eficiência do sistema. A missão da Sejus é garantir que esses profissionais estejam prontos para enfrentar situações complexas com segurança, técnica, disciplina e respeito à vida.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Edital, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe