Governo de Rondônia
05/12/2025

AVANÇO TECNOLÓGICO

Palestra realizada na Rondônia Rural Show Internacional aborda cibersegurança no agro digital

30 de maio de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Com o tema “Do Campo ao Futuro”, 12ª Rondônia Rural Show atrai estudantes interessados nas novidades do agro  digital

O avanço da Inteligência Artificial (IA) no agronegócio gera bons frutos, mas pode se transformar em prejuízos financeiros e psicológicos. Os ataques cibernéticos invadem o campo com a mesma velocidade da tecnologia que floresceu no agro digital. Esse alerta foi revelado na palestra “Cibersegurança no Agro – Garantindo o Futuro do Negócio em um Click”. A apresentação aconteceu na quinta-feira (29), no Espaço Interativo e Dialógico do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), na Rondônia Rural Show Internacional. A maior feira agropecuária da região Norte acontece até sábado (31), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

No decorrer da sua apresentação, o palestrante Ronald Ribeiro, apresentou para estudantes de cursos técnicos voltados ao agronegócio como evitar fraudes e golpes digitais. “A primeira medida é proteger os dados pessoais e da empresa para que essas informações não caiam em mãos erradas”, orientou o especialista em segurança ofensiva e inteligência cibernética, que enumerou alguns fatores que contribuem para o crescimento de crimes na web:

  • Alerta diante dos fatores que provocam crimes digitais

    Baixo Custo e Alta Lucratividade

  • Anonimato e Dificuldade de Rastreamento
  • Ausência de Fronteiras
  • Crescente Sofisticação

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, medidas que visam garantir a segurança e o incentivo no agronegócio fortalecem o segmento que move a economia rondoniense. “Com o tema do Campo ao Futuro, a 12ª Rondônia Rural Show Internacional incentiva quem já atua no setor e os jovens interessados em seguir carreira inspirados nas potencialidades do campo”, ressaltou.

JUVENTUDE CONECTADA

Participantes do evento  recebem brindes

A estudante Lohaine Moreira dos Santos, de 17 anos, que faz o Curso Técnico em Agropecuária, saiu motivada da palestra sobre as dicas de como vencer os desafios que surgem diante da tela. “Nossa geração tem mais facilidade de se adaptar às inovações, aprendendo a se proteger na internet porque crescemos em meio a tecnologias”, disse a jovem que mora em Alta Floresta d’Oeste.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a instituição além de ampliar o ensino da Inteligência Artificial, busca preparar seus alunos para o mundo digital de forma segura. “Não basta se capacitar profissionalmente para atuar com as inovações, é preciso saber conviver com a nova realidade de forma ética e segura”, enfatizou.

 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Alta Floresta do Oeste, Capacitação, Cidadania, Cursos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Políticas Públicas, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2025, RRSI, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Workshop


Compartilhe