Governo de Rondônia
23/11/2024

ALIMENTAÇÃO

Pirarucu é a estrela da 12ª Semana Nacional do Peixe em Rondônia

21 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A 12ª Semana Nacional do Peixe, que será realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), de 28 de setembro a 16 de outubro, já tem local e atrações definidos pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Rondônia (SFPA-RO).

Peixe 'muquinhado', na folha da bananeira, especialidade dos povos da Amazônia

Peixe ‘muquinhado’, na folha da bananeira

Em reunião com todos os órgãos parceiros, na quinta-feira (17), no auditório da Associação de Municípios de Rondônia (Arom), em Porto Velho, ficou definido que a ‘estrela’ desta edição é o pirarucu e foram detalhadas as atividades e incumbências de todos os órgãos envolvidos com o evento, que terá como ponto alto, em Porto Velho, uma série de atividades a ser desenvolvida nos dias 9 e 10 na praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).

A campanha foi criada pelo MPA com a proposta de estimular o consumo e a produção de pescado no País, considerando que se trata da proteína animal mais saudável do mercado, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O pirarucu é o peixe mais exótico da região amazônica (possui guelras e pulmões trabalhando em conjunto) e é protegido contra pesca predatória, por estar em extinção. Somos o estado campeão na sua criação em cativeiro”, disse Ilce Oliveira, superintendente da Pesca em Rondônia, justificando a escolha dessa espécie como ‘estrela principal’ da Semana Nacional.

Ilce explicou que no início será feito apenas trabalho de panfletagem, enquanto que nos dias 9 e 10 haverá intensa atividade na EFMM, a partir das 14h, com a abertura oficial, seguida da procissão de São Pedro (padroeiro dos pescadores), com flutuantes e barcos no rio Madeira. Logo após, será aberta a programação cultural, com apresentação da dança indígena que ‘pede’ a boa pesca, encerrando com shows de artistas regionais.

No dia seguinte, pela manhã, haverá o Concurso de Ticagem de Peixes, e o produto (pescado) será preparado pelos cozinheiros do caminhão da “Cozinha Brasil” para degustação dos presentes. Em seguida, haverá visita aos estandes das instituições parceiras, que prestarão serviços aos pescadores, piscicultores, ribeirinhos e à comunidade em geral, nas áreas da saúde, alimentação, licenciamento e legislação ambientais, inscrição no Registro Geral da Pesca e Aquicultura (RGP) do Ministério da Pesca, entre outros.

MARCA_SEMANA_DO_PEIXE_2015A programação inclui também apresentação das crianças da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) com um jogo de capoeira, chamado ‘Puxada de Rede’, ‘Prova da Rabeta’, a Fórmula 1 do pescador e do aquicultor, com direito a prêmios e podium; visitas aos estandes e, ao final da tarde, terá a apresentação da ‘Lenda do Boto’ e da ‘Dança do Boi” com grupos de artistas de Porto Velho.

O governo de Rondônia será representado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Superintendência Estadual de Turismo (Setur) e Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom).

A prefeitura de Porto Velho cuidará da adequação do ambiente e da logística, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). Já a concessionária Santo Antônio Energia providenciará as barracas e palco; o Serviço Social da Indústria (Sesi) se responsabilizará pela programação cultural e pela “Cozinha Brasil” e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoverá palestras sobre boas práticas e a prova de ticagem de peixes.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Imprensa - MPA
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Cultura, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Piscicultura, Rondônia, Sociedade, Terceiro Setor, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo