28/10/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Reintegrandos do sistema prisional de Rondônia recebem cursos profissionalizantes e certificações

24 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O curso de barbearia foi aplicado nas modalidades teórica e prática

Com o objetivo de reintegrar pessoas privadas de liberdade através da educação, o governo de Rondônia realiza cursos profissionalizantes, por meio de as atividades que acontecem nas unidades prisionais do estado. A ação promove a qualificação da mão de obra apenada para desenvolver trabalhos ao longo e após o cumprimento de pena.

No dia 15 de outubro foi iniciado, em Ji-Paraná, o curso de Costura de Bolas, para 12 internos da Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho, e na terça-feira (22), 21 reintegrandos foram certificados no curso de Barbearia, no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, em Porto Velho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações no âmbito educacional são fundamentais para incentivar os internos a permanecer exercitando as atividades laborais após a reinserção à sociedade.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, investir em capacitações é de suma importância à reintegração social dos internos, além de diminuir a ociosidade no cumprimento de pena, e ainda oferece uma profissão a ser exercida de maneira qualificada, levando o sistema penal de Rondônia a posições de evidência, como por exemplo, o destaque nacional na quantidade de internos desenvolvendo atividades laborais pela segunda vez consecutiva.

COSTURA DE BOLAS

As bolas são produzidas de forma artesanal

O curso possui carga horária de 250 horas, e vem sendo aplicado pelo instrutor e coordenador do projeto Pintando a Liberdade (PPL), Elias Rodrigues, durante 8 horas por dia. A qualificação é promovida a 12 internos do regime fechado, da Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná.

O objetivo do curso é capacitar os internos para que as atividades do PPL sejam desenvolvidas na unidade, além de promover uma nova profissão, garantindo também, a expansão do projeto, para que se consiga atender a mais pessoas da sociedade.

CERTIFICAÇÃO BARBEARIA

As certificações do curso profissionalizante de Barbearia, aconteceram após a aplicação de 160 horas de aula, pela instrutora, Daiana Marques, no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, na Capital e capacitou 21 internos do regime fechado. As aulas práticas foram desenvolvidas na barbearia da unidade, e durante as atividades, os alunos contaram com a colaboração dos demais reeducandos da unidade, que foram voluntários dos procedimentos de barbearia.

A qualificação ocorreu através da parceria entre a Sejus e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

As aulas dos cursos de barbearia são realizadas nas unidades

BARBEARIA NAS UNIDADES

Para melhorar a realização de capacitações dos segmentos de beleza, foram equipadas em 8 unidades prisionais do estado, salas com materiais de barbearia. Com investimento de R$ 67.630,24 (sessenta e sete mil, seiscentos e trinta reais e vinte e quatro centavos) do Fundo Penitenciário (Fupen), o governo de Rondônia disponibilizou as salas para promoção das aulas práticas.

As salas estão localizadas:

• Centro de Ressocialização Vale do Guaporé;
  • Penitenciária Estadual Aruana;
  • Casa de Detenção de Jaru;
  • Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste;
  • Penitenciária Regional DR Agenor Martins de Carvalho;
  • Centro de Ressocialização de Alvorada do Oeste;
  • Casa de Detenção de São Miguel do Guaporé; e
  • Casa de Detenção de Costa Marques.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Larysse Rodrigues

Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Governo Itinerante, Inclusão Social, Ji-Paraná, Justiça, Polícia, Políticas Públicas, Porto Velho, Segurança, Sociedade, Solidariedade