Governo de Rondônia
05/10/2024

AÇÃO E COMBATE

Governo de RO amplia atuação do Corpo de Bombeiros com aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais

03 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A água lançada pelos aviões Air Tractor atinge o solo auxiliando no controle das chamas e na manutenção do terreno úmido para evitar a propagação do fogo

A “Operação Temporã” sob comando do governo do estado e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), recebe um reforço significativo com a incorporação dos aviões Air Tractor no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, no município de Cujubim. Os números da Operação estão em constante atualização, refletindo o empenho conjunto das equipes envolvidas.

Os aviões também auxiliam no combate de incêndios florestais em outras áreas fora da “Operação Temporã”

O governo de Rondônia contratou 800 horas de voos das aeronaves especializadas, cada uma com capacidade para despejar 2 mil litros de água em cada lançamento. Essa água atinge o solo, auxiliando no controle das chamas e na manutenção do terreno úmido para evitar a propagação do fogo. O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, a medida é um complemento essencial ao trabalho dos bombeiros militares e brigadistas do Ibama/PrevFogo que atuam em solo, fortalecendo a estratégia de combate aos incêndios, principalmente em locais de difícil acesso.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel BM Nivaldo Azevedo explicou que, depois de atuarem de forma intensiva nas duas bases da “Operação Temporã”, no Parque Estadual Guajará-Mirim e na Estação Ecológica Soldado da Borracha, os dois aviões Air Tractor foram deslocados à região do Vale do Guaporé. “Na Reserva Extrativista de Pedras Negras, nossos satélites localizaram uma extensa linha de fogo de aproximadamente 50 quilômetros, e o acesso para os nossos bombeiros seria mais difícil por terra.” O incêndio florestal atinge, também, outras unidades de conservação próximas, como a Reserva Biológica Guaporé.

AÇÃO INTEGRADA

Os bombeiros militares e brigadistas atuam no combate ao fogo e na prevenção fazendo os aceiros

As ações reúnem o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PrevFogo), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Exército Brasileiro.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Crise hídrica e queimadas, Cujubim, Ecologia, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Meio Ambiente, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo