08/09/2024

FORÇA-TAREFA

Com esforço conjunto, Parque Estadual de Guajará-Mirim alcança redução recorde da área atingida por incêndios florestais

07 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Equipes estão empenhadas em eliminar focos de incêndios com ações estratégias

Equipes estão empenhadas em eliminar os focos de incêndios com ações estratégicas

Os últimos dias têm sido de resultados positivos no combate aos incêndios florestais no Parque Estadual de Guajará-Mirim (PEGM). Conforme o Boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), na noite de quinta-feira (5), o estado alcançou redução recorde da área atingida. Enquanto em 1° de setembro eram de 2.322,93 hectares de áreas atingidas, a área afetada na quinta-feira ficou concentrada em apenas 211 hectares.

Os combatentes têm dado uma lição ao superar a complexidade da ação, em defesa do meio ambiente

Os combatentes têm dado uma lição ao superar a complexidade da ação e avançam na defesa do Parque de Guajará-Mirim. Trata-se do enfrentamento em uma área extensa, pois são cerca de 220 mil hectares ocupando dois municípios, um espaço duas vezes maior que o estado do Rio de Janeiro, e que encontra-se com solo e vegetação muito secos devido à estiagem severa, em razão de um período longo sem chuvas.

Os resultados, segundo o governador Marcos Rocha, são reflexos de ações contínuas e integradas lideradas pelo governo de Rondônia, com mobilização de forças estaduais, e com apoio de órgãos federais mediante duas operações ativas, a “Operação Verde Rondônia” (OVR) e a “Operação Temporã”. “O Parque Estadual de Guajará-Mirim é uma área extensa e importante para a biodiversidade do estado. Estamos empregando esforço máximo no combate e vencendo os incêndios.”

INCÊNDIOS COMBATIDOS

Força integrada utiliza máximo de empenho operacional na proteção do Parque

Na quinta-feira, as equipes da força-tarefa coordenada pelo Corpo de Bombeiros, que encontra-se com acampamentos e bases de trabalho montados dentro do Parque, deram continuidade às ações de eliminação de focos de incêndios que foram identificados por imagens de satélite e drones, e prontamente combatidos, contribuindo para o resultado compilado no fim do dia.

Um dos incêndios combatidos foi identificado a 120 quilômetros da base, o que demandou um deslocamento de três horas percorrido em comboio pelas forças integradas. No caminho, um ponto de abordagem de policiamento também sinaliza a presença repreensiva a crimes ambientais na região.

Ao chegar próximo ao foco de calor, um dos drones foi empregado pelo operador da Sesdec, a fim de dar base a um combate preciso. Os combatentes seguiram até o local de motocicletas devido ao difícil acesso. O tenente BM Alexandre Trajano, chefe de equipe da Operação Verde Rondônia explicou que, com a leitura das imagens captadas pelo drone, a equipe definiu um estratégia inteligente de enfrentamento.

“Foram constatados focos de incêndios com possibilidade de atingir os arredores, então realizamos contenção e isolamento dos possíveis princípios de requeima. Também fizemos um patrulhamento no entorno para verificar se havia algum tipo de risco, e não constatado, alcançamos mais um incêndio combatido com sucesso”, garantiu.

REUNIÃO ESTRATÉGICA

Reunião estratégica apresenta resultados e define novas ações

Como parte da rotina da força-tarefa, na noite de quinta-feira, também foi realizada reunião estratégica para apresentar os resultados alcançados. A redução da área queimada foi comemorada. “Estamos vencendo, a redução de área queimada é de 90%”, disse o tenente-coronel BM Victor Paulo Rodrigues, que lidera a força-tarefa no Parque nas ações à frente do Corpo de Bombeiros, integrado à Operação Temporã. O momento foi marcado pela definição de novas ações para sexta-feira (6).

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry

Cidadania, Comunicação, Crise hídrica e queimadas, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia