16/09/2024

FOMENTO

Governo de RO assina Protocolo de Intenções com instituição financeira para impulsionar setores produtivos

09 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

R$ 3,6 bilhões em fomento passam a ser disponibilizados pelo financiamento do protocolo em Rondônia

A união de esforços para impulsionar o desenvolvimento sustentável do estado marcou a assinatura do Protocolo de Intenções entre o governo de Rondônia e uma instituição financeira da Amazônia. O ato disponibiliza crédito no valor de R$ 3,6 bilhões em fomento, do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e Carteira Comercial, contribuindo para o estimulo e fortalecimento da economia. A assinatura do protocolo aconteceu na quinta-feira (5), em Porto Velho.

Presente na ocasião, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reconheceu que o crescimento econômico do estado tem participação significativa da instituição financeira, motivada por sua efetiva atuação em toda a região amazônica. “Trazer essa instituição para trabalhar conosco mostra o quanto podemos direcionar ainda mais Rondônia para o progresso. Acreditamos nesse trabalho, que já beneficia pessoas do setor produtivo que são atendidas pelo crédito orientado, o que nos traz confiança para alcançar outras conquistas importantes”, enfatizou.

Com o Protocolo de Intenções, serão disponibilizados recursos financeiros a setores produtivos alinhados às prioridades definidas pelas políticas específicas de estado, assim distribuídos:

• Fonte FNO (R$ 2,9 bilhões)
  • Carteira Comercial para aplicação em operações que se enquadrem nos programas de financiamento operados pela instituição financeira (R$ 690 milhões)

O gerente da instituição financeira, Anderson Alves, destacou a parceria que vem sendo firmada. “Unimos forças para fomentar empreendedores de pequeno a grande porte, com foco nos produtores rurais que têm maior presença no estado. Já fizemos outros acordos com o governo e confiamos na política administrativa desta gestão por meio de muitos programas que estão sendo desenvolvidos. Assim, isso fortalece ainda mais a nossa integração.”

PROTOCOLO

Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, abrir as portas de forma mais simplificada para a sociedade ter direito ao crédito é essencial, e o Protocolo de Intenções torna-se um instrumento frutífero neste processo. “Entendemos que a ação se torna um importante agente para o desenvolvimento da região, com políticas públicas que atendam às necessidades da população, representando o compromisso do governo, e fortalecendo a geração de mais empregos e renda para todos”, ressaltou.

O Protocolo de Intenções tem o objetivo de promover ações coordenadas, integradas, cooperadas e com responsabilidade para impulsionar o desenvolvimento local no estado, alinhados aos resultados prospectados no “Plano de Aplicação de Recursos do FNO e no Plano de Aplicação dos Recursos Financeiros de Todas as Fontes para o ano de 2024”.

Além do governador de Rondônia e do gerente da instituição, a assinatura do Protocolo de Intenções teve a participação do secretário da Sedec e contou com a presença do coordenador regional da instituição financeira, Jandilson Filgueiras e da gerente de Negócios, Nelida Vasconcellos.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça

Cidadania, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade