06/09/2024

COMBATE

Reforço conjunto das forças de seguranças eliminam grandes focos de incêndios criminosos em Rondônia

03 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O policiamento mantém as condições de segurança para a operação e os bombeiros e brigadistas avançam eliminando as chamas

O esforço do governo de Rondônia, com apoio do Exército, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em uma ação na manhã de domingo (1º) desencadeando a Operação Temporã, mobilizou cerca de 300 homens para reforçar o combate a incêndios florestais no Parque Estadual de Guajará-Mirim, resultando, 24 horas após, na redução dos principais focos de incêndios no local, mantendo os combates aos focos ativos.

Um levantamento foi feito na manhã de segunda-feira (2), e  atualmente, conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), há três focos ativos que estão sendo combatidos. Enquanto a presença do policiamento mantém as condições de segurança para a operação, os bombeiros e brigadistas avançam eliminando as chamas.

OPERAÇÃO TEMPORÃ

As imagens de satélite estão continuamente sendo averiguadas e as equipes estão indo nos pontos de calor, e comprovando o incêndio, enquanto guarnições são prontamente deslocadas para seu enfrentamento. Até a presente data foi atingida uma área de aproximadamente 72 mil hectares,  chegando a um máximo de 3 mil hectares dia. O esforço integrado na Operação Temporã deu mais robustez aos resultados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Rondônia, no domingo houve uma redução drástica, com uma média de 1 mil hectares dia atingido, e a expectativa é diminuir cada vez mais, conforme avança a presença das forças de segurança no Parque. Enquanto isso, outra frente de trabalho atua na investigação e no empenho de efetuar a prisão dos causadores dos incêndios ilegais. O efetivo da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) foi reforçado na região, aumentando a frente de policiamento repressivo nas vias de acesso ao Parque, para coibir a presença de grupos criminosos, com fiscalização de veículos que estejam com equipamentos e recipientes de combustíveis. A força-tarefa também conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do (Detran-RO).

PRONTA RESPOSTA

A Operação Temporã, mobilizou cerca de 300 homens para reforçar o combate a incêndios florestais

Desde que o incêndio foi registrado em 11 de julho, o governo de Rondônia mantém ações de combate e prevenção a incêndios no Parque Estadual de Guajará-Mirim, aumentando gradativamente o efetivo de bombeiros, que trabalham com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Com a deflagração da Operação Temporã, o governo de Rondônia ganhou apoio de outros órgãos para o enfrentamento aos incêndios florestais.

MEDIDAS ESTRATÉGICAS

Além do combate in loco, diante da estiagem prolongada que a Amazônia enfrenta com ausência de chuvas e baixa umidade de ar, condição propícia para propagar fogo, o governo de Rondônia tem adotado medidas estratégicas para proteger o meio ambiente e também o bem-estar social.

• 26 de julho – Publicação do Decreto n° 29.417, que declara situação de emergência estadual em virtude de incêndios florestais, e determina mobilização máxima de combate aos incêndios florestais;
  • 28 de Julho – Publicação do Decreto nº 29.428, que suspende o uso do fogo em todo o estado, com penalidades para o descumprimento;
  • 30 de Julho – Publicação do Decreto nº 29.434, com recomendações para a população do estado de Rondônia, em razão da baixa qualidade do ar em decorrência das queimadas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Vanessa Moura
Fotos: CBMRO

Crise hídrica e queimadas, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade