25/08/2024

PREVENÇÃO E COMBATE

Governo de RO tem intensificado ações de combate às queimadas por meio da “Operação Verde Rondônia”

23 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia realiza, desde 2019, “Operação Verde Rondônia” que atua ativamente na prevenção e combate às queimadas

O governo de Rondônia tem intensificado ações no combate às queimadas. Desde 2019, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) atua na prevenção e combate às queimadas por meio da “Operação Verde Rondônia” (OVR). Em 2024, a operação conta com o emprego diário de efetivo exclusivamente ao combate a incêndios florestais, incluindo 37 caminhões Auto Bomba Tanque, 10 caminhões Auto Tanque e 31 viaturas equipadas com motobombas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e diversos equipamentos operacionais para o enfrentamento das chamas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Nivaldo de Azevedo destacou que, de acordo com as estatísticas colhidas em 2023, foram realizados 1.226 combates a incêndios e 2.776 ações preventivas no período de janeiro a agosto. Até agora, em 2024, já foram realizados 3.084 combates a incêndios e 12.177 ações preventivas no mesmo período. “Todos os esforços estão sendo empregados para lidar com a demanda, incluindo a redução dos períodos de folga do efetivo, a fim de maximizar nossa capacidade de resposta”, ressaltou.

Operação conta com o emprego diário de efetivo

As denúncias de irregularidades e orientações podem ser acessadas através dos seguintes canais:

• Polícia Militar do Estado de Rondônia: 190;
  • Fiscalização e Orientação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental: 0800 666 1150 (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30);
  • Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Rondônia: 0800 647 3700;
  • Secretarias Municipais de Meio Ambiente Locais;

O comandante-geral do CBMRO, salientou que, para o combate direto às queimadas, as solicitações podem ser feitas através do telefone de emergência 193.

Os relatórios com os dados das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros podem ser acessados através do link: https://sites.google.com/view/relatorioscbmro/in%C3%ADcio

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Geanderson Maia Trindade
Fotos: CBMRO