08/08/2024

AMAZÔNIA LEGAL

Amazônia fortalece protagonismo na agenda da sustentabilidade diante do mercado global

08 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes da Agricultura e Meio Ambiente alinharam ações de fortalecimento da competitividade dos produtos amazônicos

A Amazônia, região rica em cadeias produtivas sustentáveis, é apontada como protagonista na solução para segurança alimentar global, durante o 28º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado pela primeira vez em Rondônia, no Palácio Rio Madeira (PRM), sede do governo do estado, em Porto Velho. Estados amazônicos alinharam nesta quinta-feira (8), discurso único para defender a região nos aspectos ambiental, social e econômico.

Protagonismo da Amazônia diante do mercado global

As discussões sobre a sustentabilidade da Amazônia foram pauta principal das câmaras temáticas “Agricultura e Economia Verde” e “Meio ambiente e Desenvolvimento sustentável”, onde os representantes da Agricultura e Meio Ambiente sentaram à mesma mesa para se debruçarem sobre o fortalecimento de decisões inteligentes quanto aos avanços na competitividade da produção sustentável de alimentos ao Brasil e para o mundo, a partir dos estados amazônicos.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

As reuniões temáticas fazem parte do primeiro dia da programação do fórum, e dará base para as discussões dos governadores da Amazônia Legal, que acontece nesta sexta-feira (9). O governador de Rondônia, Marcos Rocha, anfitrião do evento, deu boas-vindas aos participantes das câmaras técnicas temáticas, e destacou a responsabilidade ambiental aplicada nas cadeias produtivas em Rondônia e em toda a Amazônia.

‘‘Os estados amazônicos têm uma agricultura que cresce com qualidade e sustentabilidade. Rondônia tem diversas cadeias produtivas que se destacam: café premiado nacionalmente, inclusive produções em comunidades indígenas, assim também como liderança na produção do Tambaqui, com reconhecimento internacional. Da mesma maneira que os outros estados amazônicos também têm produtos que se destacam, e precisamos defender juntos a valorização dos produtos amazônicos”, ressaltou.

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo enfatizou que, o custo da sustentabilidade deve resultar em valor agregado aos produtos amazônicos, e foi corroborado por representes de outros estados amazônicos, assim como de instituições de pesquisa e por representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que participaram das discussões.

“O Fórum fortalece o ambiente de harmonia entre a agricultura e o meio ambiente, reunindo representantes de diversos setores da Amazônia, para buscar em conjunto defender a sustentabilidade das cadeias produtivas, onde a preservação deve ter como resultado valor agregado aos produtos amazônicos”, salientou o secretário da Seagri.

As discussões também contemplaram o fortalecimento do compromisso com a inclusão socioprodutiva, fortalecimento da assistência técnica aos pequenos produtores, uso da ciência disponível na aplicação de políticas públicas, normatização ambiental e o protagonismo da Amazônia diante do mercado global.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jéssica Ocampo

Agricultura, Agropecuária, Economia, Evento, Fórum, Governo, Meio Ambiente, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Sociedade