CONCAFÉ

Premiação para o 2º lugar do “Concafé” é entregue em Novo Horizonte do Oeste

30 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade de entrega do prêmio do 2° lugar do 8º Concafé aconteceu em Novo Horizonte do Oeste

A entrega da premiação do 2° lugar para a família Lagoa da Mata, ganhadora da 8ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado em outubro de 2023 pelo Governo de Rondônia, aconteceu no dia 21 de dezembro. A cerimônia foi  na propriedade da família, na linha 156, km 11, Norte em Novo Horizonte do Oeste.

O Concafé é promovido pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron/RO).

Ganhador do 2º lugar do Concafé, Wender Romário Lopes e sua esposa Ediana Capich

O prêmio para o ganhador do 2º lugar durante o 8ª edição do Concafé foi uma carreta metálica basculante cafeeira, no valor de R$ 40 mil. Durante a entrega, o produtor rural Wender Romário Lopes ficou bastante emocionado, e disse que o momento é de muita alegria para toda a família. “Estamos muito felizes com a entrega da carreta, ela vai nos ajudar no trabalho no campo e nosso tempo será otimizado. Quero agradecer a todos os envolvidos nesse concurso que vem dando visibilidade aos cafeicultores de Rondônia”, comemorou.

A carreta metálica basculante 50000 cafeeira é uma grande aliada para facilitar o trabalho na propriedade rural, carregar grãos, silagem, adubo, auxiliando nas mais diversas atividades no campo.

O concurso envolveu sete regionais representando 17 municípios participantes. A classificação contemplou do 1ºprimeiro ao 3º colocado de cada regional, e quatro vencedores, destacando o campeão com a nota máxima. O total de premiação deste ano chegou a R$ 264.019,20 (duzentos e sessenta e quatro mil, dezenove reais e vinte centavos).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do Governo do Estado em tecnologias e incentivos aos produtores rurais visa a produção de cafés de qualidade. “O Concafé, tem desempenhado um papel fundamental ao abrir as portas, tanto no Brasil quanto no exterior, para os cafés robustas produzidos em Rondônia. Os agricultores foram estimulados a investir na melhoria da produção, por meio da adoção de práticas modernas de cultivo. O café produzido se sobressai em todos os aspectos, desde a produção até a colheita. Um exemplo disso é a produção de forma sustentável dos cafés robustas amazônicos, que ao longo dos anos tem conquistado diversos prêmios, o que evidencia a habilidade dos cafeicultores”, salientou.

O secretário de Agricultura do Estado, Luiz Paulo, destacou o valor do Concafé como um concurso que evidencia o compromisso do Governo de Rondônia em apoiar e estimular os produtores de café. “O Governo está investindo no Projeto Estadual de Avaliação e Melhoramento Genético de Clones de Café, com o objetivo de impulsionar ainda mais a cadeia produtiva da cafeicultura. O foco está em aumentar a quantidade, qualidade e sustentabilidade da produção, o que resultará em benefícios”, afirmou.

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo

Agricultura, Cerimônia, Concursos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Terceiro Setor