Governo de Rondônia
27/04/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Capacitação em empreendedorismo atende reeducandas e demais mulheres em vulnerabilidade social, na Capital

11 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Atuando desde 2018, o projeto “Ela Pode” capacitou mais de 122 mil mulheres, em 3.213 cidades do Brasil

Com o objetivo de fomentar a capacitação, visando a inclusão do público feminino no mercado de trabalho,  teve início na quarta-feira (8), uma capacitação em Empreendedorismo para reeducandas e demais mulheres em situação de vulnerabilidade social, no Patronato Penitenciário, na Capital.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e do Egresso (Acuda), mediante a organização não governamental Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme).

Com 43 inscrições realizadas, o curso é aplicado por meio do projeto “Ela Pode”, cujo objetivo é capacitar mulheres de forma gratuita, desenvolvendo suas habilidades socioemocionais, visando a inserção no mercado de trabalho. Com duração de três dias, a capacitação conta com 10 oficinas, sendo: Autoconhecimento; Autoconfiança e Liderança; Marca Pessoal e Comunicação; Finanças Pessoais; Empreendedorismo; Rede de Contatos e Vendas; Finanças do Negócio; Planejamento e Gestão do Tempo; Habilidades do Futuro, e Ferramentas Digitais. Ao final das oficinas, as alunas receberão certificado assinado pelo Irme.

Para a coordenadora técnica da capacitação, emprego e renda da Acuda, Maraiza Suellen, este programa de qualificação é importante para o crescimento profissional dessas mulheres, “o projeto “Ela Pode” vem para capacitar e ajudar a reinserir essas reeducandas no mercado de trabalho, podendo ser na forma de CLT ou autônoma”, concluiu.

A multiplicadora, Gianni Cabral, responsável pela ministração dos cursos em Porto Velho, comentou que, “a ideia é que a mulher saia preparada para a empregabilidade ou ao empreendedorismo. Que possa ser autônoma, tomando as próprias decisões sobre a carreira, e a vida. Então, nessas oficinas são trabalhadas as questões socioemocionais dessas mulheres,” salientou.

APOIO

Com foco no trabalho realizado para a ressocialização no Sistema Penitenciário do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Sejus assinou em janeiro deste ano, o Termo de Convênio no valor de R$ 458.143,46 (quatrocentos e cinquenta e oito mil, cento e quarenta e três reais e quarenta e seis centavos) para fomentar as ações executadas pela Acuda.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Quetlen Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo