Governo de Rondônia
27/04/2024

GASTRONOMIA

Para impulsionar a economia, Governo de Rondônia divulga o Tambaqui em festival gastronômico em Miami

26 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O festival já foi realizado neste mês, em 14 municípios rondonienses e em São Paulo, no dia 23

Os apreciadores internacionais da boa gastronomia vão ser presenteados com o 4° Festival Internacional do Tambaqui, em Miami, nos Estados Unidos, na quinta-feira (26), pelo Governo de Rondônia. O peixe típico da região amazônica possui um sabor singular que tem agradado consumidores nacionais e de outros cantos do mundo, e é abundante em território rondoniense, sendo o Estado líder na produção da espécie no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura – PEIXE BR.

Para o governador Marcos Rocha, o festival em Miami é uma oportunidade de fortalecimento dessa cadeia produtiva, importante para a economia rondoniense, com geração de empregos e renda. “Estamos construindo uma piscicultura forte, Rondônia está na liderança da produção do Tambaqui no Brasil, e divulgar o Tambaqui em Miami, um centro turístico dos Estados Unidos, abre portas para que o nosso peixe alcance os consumidores internacionais’’, afirmou.

Durante o almoço de negócios em Miami, autoridades e empresários são servidos com pratos exclusivos, preparados com a proteína de Tambaqui. Rondônia recebeu, este ano, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi, o reconhecimento da Indicação Geográfica – IG, na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção de Tambaqui, ou seja, o Tambaqui é de Rondônia.

Rondônia é líder na produção do Tambaqui no país

PREMIADO
O peixe já recebeu uma boa avaliação da comunidade internacional. A costelinha do Tambaqui de Rondônia foi premiada, este ano, em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice, na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, e deixou para trás mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo, que estavam na competição.

O Tambaqui encontra condições ideias para ser produzido em Rondônia. O clima quente e úmido, com muitas chuvas; aplicação de rações balanceadas de alto valor nutricional e a utilização das tecnologias de manejo da produção garantem ao peixe, criado em cativeiro, um sabor incomparável. A carne do peixe é considerada macia e suculenta, além de ser, segundo nutricionistas, uma fonte de proteína, mineiras, ômega 3 e um oxidante natural. Sendo assim, uma opção saudável para a culinária mundial.

FESTIVAIS
Em Miami, o Governo de Rondônia encerra a rodada de divulgação do 4° Festival Internacional do Tambaqui, que foi iniciada por municípios rondonienses e seguiu para São Paulo (SP), antes de alcançar os Estados Unidos.

O evento é realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e em parceria com a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar.

Além de contar com a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui – Abratan.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo Fez e Faz, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo