17/07/2024

PPSUS

Fapero participa de seminário do Programa de Pesquisa para o SUS em Rondônia

23 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Programa Pesquisa para o SUSPPSUS em Rondônia foi tema de seminário, nos dias 15 e 16 de agosto, em Porto Velho. O objetivo do programa é buscar soluções locorregionais que, mediante pesquisas científicas atendam às especificidades e necessidades de saúde, contribuindo para a melhoria nas condições de vida da população rondoniense por meio do financiamento de pesquisas em temas prioritários para a saúde da população regional, além de promover a aproximação dos sistemas de saúde da pesquisa científica, tecnologia e inovação. A ação é fruto da antecipação de soluções propostas pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia – Fapero.

Sob a coordenação da Diretoria Científica da Fapero, representantes do Ministério da Saúde, a coordenadora do Programa Nacional de Saúde, Marge Tenório; os pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Fabrício Freire Melo e  da Universidade Federal de Pernambuco, César Andrade, pesquisadores locais e do Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde – Cetas da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, reuniram-se nos dias 15 e 16, todos participando como membros da comissão avaliativa, para a apresentação final dos resultados de 23 projetos aprovados e financiados pelo Programa PPSUS/ Fapero 2020. Os projetos foram coordenados por pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa do Estado como: Universidade Federal de Rondônia e Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

O seminário teve como finalidade debater o potencial de incorporação no Sistema Único de Saúde – SUS e promover o diálogo em torno dos principais problemas de saúde da população do Estado. O debate também aproximou os grupos de pesquisas envolvidos no Programa, e estes com as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau. O evento contou com outros excelentes pesquisadores, que apresentaram os resultados obtidos durante o desenvolvimento dos seus respectivos projetos em prol da atenção à qualidade da saúde da população do Estado.

Para o governador Marcos Rocha, o evento idealizado e coordenado pela Fapero constitui uma ferramenta potencialmente indutora para que os principais problemas de saúde da população figurem entre as linhas prioritárias de investigação dos pesquisadores. Além disso, contribui para aumentar a experiência e a produção científica dos pesquisadores locais.

O PPSUS no Estado ganha corpo desde 2013, resultado da cooperação entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Sesau e Fapero.

Texto: Victória Angelo Bacon
Fotos: Fapero

Capacitação, Cerimônia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Sociedade, Tecnologia