26/07/2024

SIMPÓSIO

Fapero realiza I Encontro Estadual com bolsistas e pesquisadores para debater sobre avanços e desafios da Ciência e Inovação

15 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Pesquisadores bolsistas amparados pela Fapero em destaque no Simpósio de Ciência e Tecnologia de Rondônia

Porto Velho foi sede do I Simpósio Estadual com a participação de pesquisadores das instituições de Rondônia, bolsistas da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia e seus diretores. Muitos desses também participaram pelos programas como Capacitação e Fixação de Recursos Humanos  em Ciência e Tecnologia – Cafix, voltado à fixação de doutores; o Pibic/Pibit, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica e os Programas de Pesquisa em Mineração e Saúde. Foram dois dias de debates, 27 e 28 de julho; com trocas de conhecimentos e palestras, no Teatro Guaporé.

O I Simpósio Fapero – Simfap teve como objetivo, a promoção e integração das pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, entre a sociedade e comunidade científica, por meio da divulgação de seus resultados. Ao todo compareceram 250 pesquisadores, bolsistas dos programas amparados pela Fundação Rondônia e convidados das instituições envolvidas; como Universidade Federal de Rondônia – Unir, Instituto Federal de Rondônia – Ifro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia –  Embrapa/RO, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, faculdades particulares, Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae  e Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero.

O professor Dr. Andreimar Soares destacou sobre a relevância desse encontro. “Como agência de fomento, integrante do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, temos de refletir sobre nossos objetivos, executar e traçar metas, estabelecer caminhos teóricos e metodológicos, mas também precisamos pensar em como inserir nossa pesquisa socialmente, como pensá-la para além dos muros universitários e dos laboratórios. Em um momento em que a pesquisa vem despontando nacional e mundialmente, esta edição é um espaço de exposição, discussão e aprofundamento de nossos estudos, mas também um local para pensarmos nos caminhos, desafios e nas estratégias de construirmos o futuro que queremos”.

SIMFAP

A primeira edição do Simfap acompanhou a execução dos projetos fomentados pela Fapero, a fim de consolidar o desenvolvimento científico na região, evidenciando o progresso alcançado. Maria del Pilar de Miguel Ortega, representante do Ministério de Ciência e Inovação da Espanha no Brasil palestrou para os pesquisadores e bolsistas, ressaltando a importância da sintonia entre o mundo científico, acadêmico, da pesquisa e inovação. Para a cientista espanhola, Rondônia ensina ao Brasil como unir os principais nomes da pesquisa científica para trocar experiências e valores agregados à Ciência.

A Palestra Amazônia +10: Pegada de carbono e impactos da expansão da aquicultura na Amazônia proferida pela pesquisadora Dra. Carolina Rodrigues da Costa Doria foi um dos destaques, considerando o aumento da demanda mundial pela aquicultura, o conhecimento do impacto ambiental desta prática torna-se importante para então preveni-los ou minimizá-los.

PROJETOS

Também foram apresentados projetos desenvolvidos pelos bolsistas amparados pela Fapero, destacando os programas nas áreas de saúde, agricultura, mineração e tecnologias voltadas à pecuária. A Fundação mantém mais de 200 bolsas pesquisadores, sejam mestres, doutores ou pós-doutores.

Para o governador Marcos Rocha, as ações voltadas para a ciência, tecnologia e desenvolvimento através da inovação, com essa referência, o Governo do Estado vai lançar o Programa Tecnova III, em parceria com a Finep, ainda este ano. “Os investimentos em pesquisa e inovação para Rondônia é uma importante ferramenta ao crescimento socioeconômico do Estado. A inovação é importante em nossa vida, pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida, por meio da ciência e tecnologia. Temos como exemplo, o desenvolvimento de pesquisas agrárias, onde Rondônia tem a sua maior vocação econômica e agora com o Tecnova vamos contribuir para que nossas empresas também busquem o caminho da inovação, com apoio do Governo, gerando mais emprego e renda”, evidenciou.

Texto: Victoria Angelo Bacon
Fotos: Jaqueline Malta