03/05/2024

AGRICULTURA FAMILIAR

Ação promovida pelo Governo de Rondônia beneficia agricultores familiares em Porto Velho

31 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A ação promovida pelo governo de Rondônia beneficiou agricultores familiares em Porto Velho

Uma ação promovida pelo Governo de Rondônia em parceria com diversas instituições com o objetivo de ajudar agricultores familiares na comunidade Terra Santa, localizada na zona rural de Porto Velho, levou atendimentos, serviços e orientação sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado.

A ação contou com a participação de órgãos estaduais, federais e municipais: Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, Secretaria Municipal de Meio AmbienteSema e instituições financeiras.

Agricultora Iracema Parentes Mendes

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, a iniciativa teve o objetivo de proporcionar suporte e auxílio as famílias que dedicam suas vidas à agricultura e enfrentam diversas dificuldades para prosperar em suas atividades. “Com foco na promoção do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, o governo de Rondônia e as instituições parceiras se uniram para oferecer soluções efetivas”. explicou.

A Secretaria Municipal da Assistência Social em Porto Velho – Semasf, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Cotinha, realizou o cadastro único dos agricultores e emitiu a carteirinha de idosos para aqueles que se enquadravam nessa categoria. E quem aproveitou essa oportunidade foi a agricultora Iracema Parentes Mendes, que mora há 20 anos na comunidade, ela comentou que ações como essas fortalecer o setor agrícola local e ainda promove a inclusão social para as famílias. “É muito gratificante ver o governo de Rondônia e seus parceiros preocupados com as necessidades da nossa comunidade, eu mesma aproveitei para fazer a minha carteira de idoso e estou muito feliz”,  afirmou.

A Idaron realizou o cadastro de produtores rurais

A Idaron realizou o cadastro para os produtores interessados em comprar defensivos agrícolas e também o recolhimento de embalagens. As instituições financeiras orientaram sobre linhas de crédito disponíveis para os agricultores. A Embrapa explicou sobre o manejo de solo e adubação orgânica, fornecendo informações valiosas para os agricultores.

A Emater orientou sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF. Além disso, também ofereceram informações sobre o cadastro para aquisição de milho, nota do produtor, e ainda distribuíram hipoclorito para todos os agricultores interessados.

Além dos serviços relacionados à agricultura, outras instituições estavam presentes para oferecer apoio aos agricultores. O INSS forneceu informações sobre auxílio aposentadoria e auxílio maternidade. O Incra estava presente para dar orientações sobre a regularização fundiária aos agricultores. A Sema também estava dando orientações ambientais.

Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Jessica Ocampo