03/05/2024

CONSELHO RURAL

Reunião de conselho debate pautas para qualificação da cadeia produtiva e destaca crescimento da Rondônia Rural Show

17 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião de conselho debate pautas para qualificação da cadeia produtiva de Rondônia

A terceira reunião do ano de 2023 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável – CEDRS, para discussão de pautas de melhorias para a cadeia produtiva de Rondônia, aconteceu nesta sexta-feira (16), promovida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri. O secretário adjunto Janderson Rodrigues Dalazen conduziu os trabalhos junto ao secretário executivo do organismo, José Neves Sobrinho.

Um dos itens da pauta foi o balanço da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que bateu recorde de negócios, com R$ 3,5 bilhões e de público, com 265 mil visitantes. Janderson Dalazen agradeceu ao apoio das entidades, produtores e expositores envolvidos, e que a coordenação da Feira se colocou à disposição de sugestões para edição em 2024. “O momento de apresentar sugestões é agora, durante o processo inicial de organização da próxima Feira”, salientou.

Prontamente atendido pela chefe-geral da Embrapa, a pesquisadora Lúcia Helena de Oliveira Wadt, interessada em inserir a instituição na dinâmica de campo junto aos visitantes, atraindo mais interesse às suas vitrines tecnológicas. O representante de uma instituição financeira, Anderson Alves, disse que esta edição foi a melhor de todas já realizadas, tanto em público quanto em propostas acolhidas. Segundo ele, o banco negociou cerca de R$ 600 milhões, e continuou executando propostas após o evento, devido à ótima demanda. “Esses números dão dimensão do sucesso”, acrescentou.

NOVOS CONCURSOS

Outro assunto trazido à pauta foi a criação de um concurso de qualidade ou classificação de castanha da Amazônia. Segundo a pesquisadora da Embrapa, Lúcia Helena de Oliveira Wadt, a castanha extraída em Rondônia não apresenta qualidade, prejudicando a valorização do produto. O secretário adjunto Janderson propôs um concurso, a exemplo do que acontece com o queijo, café e cacau, para promover a qualificação dos produtores. A proposta ficou de ser estudada pela câmara técnica do extrativismo.

Para o governador Marcos Rocha, entusiasta do Tambaqui, e que está levando ao conhecimento de várias embaixadas sobre o peixe produzido em cativeiro no estado de Rondônia. “É através desse alinhamento das instituições que estamos conseguindo evoluir cada vez mais em nossa cadeia produtiva, levando nosso alimento produzido à mesa de várias nações”, evidenciou.

O secretário adjunto Janderson Dalazen também falou da realização do terceiro concurso do cacau, a 8ª edição do concurso do café e do Festival do Tambaqui da Amazônia Internacional. Devido aos contatos do governador Marcos Rocha em Miami, durante recente visita às autoridades norte-americanas, uma das ações do evento acontecerá nos Estados Unidos.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o papel do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável é a união das entidades envolvidos com a produção agrícola para melhorar a cadeia de todos os setores. “Nossas ações são voltadas para o bem-estar dos nossos produtores rurais, garantindo melhor produtividade, preço e qualidade”, explicou Luiz Paulo. A reunião contou com a participação presencial e online de técnicos da Conab, Emater, Arom, Idaron, Sepog, prefeitura de Ji-Paraná, Seagri, Embrapa, Cootraron, Basa, Faperon e Asterpron.

Texto: Gerson Costa e Jean Carla Costa
Fotos: Cristian Magno