DIA DO SOLDADO

Governo destaca atuação dos militares da Força Aérea Brasileira em Rondônia

23 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Força Aérea Brasileira tem missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria

O Governo de Rondônia, em homenagem ao Dia do Soldado, destaca a atuação dos militares em todas as esferas pelo país, na Amazônia e no Estado. A Força Aérea Brasileira (FAB), é uma das mais importantes no ramo aéreo e teve destaque nos exercícios realizados durante a pandemia.

A formação da Força Aérea Brasileira (FAB) aconteceu quando os ramos aéreos do Exército e da Marinha se tornaram uma força militar única. Fundada em 20 de janeiro de 1941 como “Ministério da Aeronáutica”, tendo atuação no ramo de “Forças Aéreas Nacionais”, a alteração do nome para “Força Aérea Brasileira”, aconteceu somente em maio de 1941.

Tem como missão “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria”. Esteve presente em momentos históricos do país, como Segunda Guerra Mundial, a Guerrilha do Araguaia e a Operação Traíra.

ATUAÇÃO DA FAB NA AMAZÔNIA

Silvano no avião da FAB ao lado da médica

Na luta contra o desmatamento na Amazônia, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem realizado diversas atividades. A mais recente, a Operação Samaúma, ocorre em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e mediante requerimento estadual. O surgimento veio da necessidade de intervir em 26 municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, onde foram detectados indícios de ilícitos ambientais. O combate acontece de várias formas, sendo uma delas por meio do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP).

ATUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

A Força Aérea Brasileira realizou um grande trabalho durante o período mais intenso da pandemia. Trabalhos como o transporte de pacientes com covid-19 para outros estados, oxigênio para os hospitais do interior, o recebimento de medicamentos e materiais de higiene e segurança e a imunização da comunidade ribeirinha, foram algumas das atuações mais desafiadoras para ajudar a população na luta contra a doença.

A transferência de pacientes para outros estados foi um dos maiores destaques nas atividades dos militares da força aérea. Mais ainda, na vida de quem precisou desse tipo de auxílio. Silvano Oliveira, foi o primeiro paciente de Rondônia a receber alta depois de ser transferido pela FAB até Manaus, em decorrência da covid-19. Silvano contraiu a doença em um momento muito difícil. “Das 100 vagas que tinham para ser transferido, somente 16 queriam ir. Eu assinei um documento e fui! Da Base Aérea, fomos de avião até Manaus. Durante a viagem, vários médicos e outros militares estavam arriscando a própria vida para que pacientes como eu, pudessem ser tratados. Foi um momento difícil”, disse Silvano.

Soldado Warlon Tauffmann,  comenta sobre a satisfação em atuar na Corporação

Após ser transferido e realizar o tratamento necessário, Silvano comenta que “é muito gratificante ter alta hospitalar depois de todo o procedimento feito para nos salvar. As orações e a confiança de que tudo iria melhorar, mudava a minha autoestima, uma vez que achei que não voltaria de lá”.

Para o soldado de Primeira Classe da Força Aérea Brasileira, Warlon Lima Tauffmann, todas essas atividades geram satisfação pelo trabalho. “Me orgulho muito de ser um soldado; é com muita satisfação que sirvo na Base Aérea de Porto Velho. Sinto um grande reconhecimento da contribuição de realizar missões como essas na minha vida e na comunidade”.

As funções e responsabilidades exercidas pelo militar da Força Aérea Brasileira vão além das descritas nesta reportagem. A comunidade ganha forças quando atua em conjunto com estes militares. O soldado Tauffmann finaliza agradecendo todo o corpo militar:

“É esse militar que faz a roda girar e acontecer as atividades do dia a dia. Nessa data tão especial, deixo o meu agradecimento a todos os soldados da Força Aérea Brasileira. Defender, controlar, integrar. Força Aérea Brasil!”

*A próxima reportagem da série sobre o Dia do Soldado, a determinação dos policiais militares que tem como missão combater a criminalidade em Rondônia.

Texto: João Antônio Alves
Fotos: Esio Mendes