16/08/2024

SAÚDE PÚBLICA

Servidores do Pronto Socorro de Cacoal desenvolvem ações para melhorar atendimento

16 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Funcionários planejam ações para o  melhorias no atendimento do Pronto Socorro

Funcionários planejam ações para o melhorias no atendimento

Desde que assumiu o gerenciamento do Hospital Municipal de Cacoal Unidade Mista, que funciona na estrutura do Hospital São Daniel Comboni, o Governo de Rondônia desenvolve ações para ampliar e propiciar a melhoria dos serviços prestados pela unidade hospitalar. Entre elas, os responsáveis de cada setor – direção, recursos humanos, regulação, limpeza, manutenção, transporte, atendimento, alimentação e outros – se reúnem com frequência para exporem as situações e buscam as melhores soluções, como aconteceu na sexta-feira, 13, coordenada por Marco Aurélio Vasques e Viviane Plaça, respectivamente, diretor do Hospital Regional de Cacoal e diretora da unidade mista.

“Nós precisamos sempre saber o que está andando, o que não está andando e o porquê não está andando! Precisamos acompanhar de perto todas as etapas dessa nova fase que é Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal. Vamos trabalhar incansavelmente para garantir um trabalho satisfatório à população de Cacoal e região, pois o hospital, que antes era apenas municipal, agora também é regional e tem como missão atender a todos que precisam”, ressaltou Vasques.

Segundo ele, desde o início os servidores estaduais, lotados no Hospital Regional de Cacoal (HRC), trabalham para facilitar esta transição. “Mais de 30 servidores do Hospital Regional de Cacoal estão determinados em fazer a mudança necessária nesta unidade, que agora está sendo chamado de Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal ou Pronto Socorro Estadual, porque antes era o Pronto Socorro Municipal, mas que agora está sobre o gerenciamento do Governo do Estado, que acatou uma decisão judicial e está fazendo essa intervenção na saúde do município”, explicou.

De acordo com Marco Aurélio Vasques, não estava no planejamento do Estado assumir essa responsabilidade, porém, o governador Confúcio Moura foi enfático nesta decisão. “O governador Confúcio apenas nos disse que, se a população de Cacoal está precisando da ajuda do Governo, o Governo vai ajudar”, destacou.

MELHORIAS

As mudanças são notados pelos pacientes, os quais relatam diversas melhorias no ambiente, tais como a limpeza do hospital, a instalação de novos equipamentos hospitalares como macas, cadeiras de rodas, monitores multiparâmetros, ventiladores respiratórios, bombas de infusão, cardioversores, além de colchões, camas e rouparias. Outro ponto positivo é a farmácia do hospital, sendo remodelada e que possui um vasto estoque de medicamentos; assim como, não faltam mais insumos como seringas, agulhas, luvas, gazes.

Na manhã de sexta-feira (13), Marco Aurélio Vasques e Viviane Plaça acompanharam o deputado federal Nilton Capixab, em uma visita ao Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal. O parlamentar se mostrou impressionado com a qualidade e o funcionamento do hospital.

Segundo Capixaba, a tranquilidade e a estrutura do hospital, incluindo os equipamentos à disposição da população, caracterizam um hospital particular. “Foi muito bom fazer essa visita e ver que os pacientes já se mostram satisfeitos com o atendimento do hospital. Vi muitos agradecendo pelas mudanças que houveram e isso é muito bom”, destacou Capixaba.

Na oportunidade, o deputado federal Nilton Capixaba anunciou uma emenda de R$ 3,2 milhões para o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal. Deste total, R$ 2 milhões serão destinados para a compra de equipamentos e R$ 1,2 milhão e para a compra de insumos.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin